Conheça os segredos para sua empresa atrair jovens talentos

jovens talentos
6 minutos para ler

Atrair jovens talentos é o objetivo de muitos gestores. E não é para menos, afinal, eles são significativos para o sucesso do negócio.

No entanto, essa missão tem se tornado cada vez mais difícil. Hoje em dia, esses profissionais buscam atuar em organizações com as quais eles se identificam, que ofereçam inovação e um bom ambiente de trabalho. Esses fatores, inclusive, favorecem a atração de jovens talentos para startups, pequenas e médias empresas.

Se você está em busca desse perfil, há algumas ações que podem tornar a empresa mais interessante para ele! Quer entender melhor o assunto? Então, continue a leitura!

Qual é a importância de contar com jovens talentos?

Pessoas experientes e qualificadas são extremamente relevantes para o negócio, mas a nova geração também tem seu valor. Estagiários e profissionais recém-formados agregam diversidade, inovação e criatividade à equipe, o que será positivo para obter outros pontos de vista ao resolver os desafios da organização.

Além disso, eles chegam ao mercado de trabalho com motivação e vontade de aprender. Essa energia diferenciada pode influenciar outros colaboradores, contribuindo para a produtividade da equipe.

Quais são as principais características dessa nova geração?

As pessoas dessa nova geração apresentam um perfil diferente das anteriores e é importante que a companhia conheça essas características antes de adotar estratégias para a atração de jovens talentos. Essa atitude será significativa para administrá-los no ambiente de trabalho e, em alguns casos, lidar com conflitos de gerações.

A geração Z é caracterizada por jovens profissionais que já nasceram conectados, ou seja, apresentam extrema facilidade com o mundo digital e com as novas tecnologias. No ambiente empresarial a tendência é que eles tenham perfil empreendedor e multitarefa, apresentem raciocínio rápido, flexibilidade, independência, entre outras características.

Por outro lado, indivíduos desse grupo podem ficar rapidamente desmotivados ao trabalharem em um local com rotina rígida, excesso de burocracia e hierarquia. Sendo assim, é preciso entender essas características e aplicar medidas para integrar as diferentes gerações dentro do ambiente corporativo.

Como atrair jovens talentos?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o perfil e a importância desses jovens talentos, ficou mais fácil pensar em medidas para despertar o interesse delas, não é mesmo? Esses novos profissionais buscam desafios e ambientes inspiradores. Veja abaixo algumas dicas para isso!

1. Cultive uma boa imagem empresarial

Os jovens talentos precisam se identificar com o negócio, e ter uma boa imagem empresarial é um passo importante para isso.

Ela diz respeito à forma como os consumidores e o público em geral percebem a organização. E isso não está relacionado apenas com a qualidade dos serviços e produtos, ações e valores voltados para a sustentabilidade, a responsabilidade social, a conduta ética, o engajamento com a comunidade e a valorização do capital humano também são fatores relevantes.

2. Busque uma liderança inovadora

Essa nova geração busca inovação constante, e ter uma liderança que pense fora da caixa é essencial!

Powered by Rock Convert

Os líderes precisam criar um ambiente produtivo e criativo, serem receptivos à contribuição de ideias e estimularem os colaboradores a buscarem novas soluções. Essas atitudes podem facilitar a atração de jovens talentos e a retenção deles.

3. Ofereça oportunidades de crescimento

Muitos jovens estão em busca de um trabalho que lhes agregue conhecimentos e desafios. Por isso, oferecer oportunidades reais de crescimento é uma forma de destacar a companhia.

E isso não está relacionado apenas à mudança de cargo. Investir em educação corporativa, possibilitar a troca de experiência com outras áreas e a participação em decisões estratégicas são outras maneiras de estimular o profissional e contribuir para seu desenvolvimento.

4. Valorize os seus atuais colaboradores para atrair jovens talentos

É essencial reconhecer o trabalho dos seus colaboradores, e isso se torna ainda mais significativo ao buscar por bons profissionais. Ao saber que a empresa valoriza a sua equipe, investe em treinamentos e oferece premiações, os jovens talentos podem demonstrar maior interesse e motivação em fazer parte da equipe.

Contudo, ao planejar treinamentos é importante adotar estratégias diferenciadas para garantir o engajamento dessa geração. Os modelos tradicionais de palestras e cursos podem não ser tão interessantes para esse público, por isso pensem em educação virtual, vídeos, gamificação, atividades com desafios etc.

5. Proporcione mais qualidade de vida

Hoje em dia os profissionais buscam alinhar a felicidade com a carreira, por isso valorizam organizações que tenham um ambiente saudável e que se preocupem com a qualidade de vida da equipe.

Permitir uma jornada flexível ou em home office, manter convênios com academias, disponibilizar creches para os filhos e planejar ações e eventos internos voltados para o bem-estar são diferenciais que podem despertar a atenção desses novos trabalhadores.

6. Invista em benefícios

A atração de jovens talentos também passa pelo investimento em benefícios. Mesmo que tenham pouca idade, eles já se preocupam com o futuro e a qualidade de vida. Sendo assim, valorizam empresas que oferecem plano de saúde, bônus, previdência privada, entre outros itens.

Um pacote de benefícios, somado a um salário compatível com o mercado e um bom ambiente de trabalho são fatores significativos para contratar jovens que estão acima da média. Mesmo que o mercado esteja saturado, algumas áreas sofrem com escassez de colaboradores qualificados, como acontece com o setor de TI, portanto, para recrutar talentos e mantê-los na equipe é necessário investir em diferenciais.

7. Estipule um processo seletivo transparente

Crie uma vaga clara, objetiva e realize um processo de recrutamento transparente. Dificilmente as pessoas das novas gerações permanecem em um local em que não se sentem confortáveis. Sendo assim, durante as fases de seleção, fale sobre as características e os diferenciais da companhia e analise se há um alinhamento com as expectativas do candidato.

Além de deixar a sua empresa mais interessante para garantir a atração de jovens talentos, é preciso saber como encontrá-los. A melhor forma de fazer isso é contar com uma empresa especializada em seleção de estagiários, que tenha os conhecimentos e as ferramentas adequadas para identificar e atrair esse público no mercado. Assim, você terá resultados satisfatórios mais rapidamente.

Achou o texto interessante? Quer receber outros conteúdos sobre o assunto? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as próximas publicações!

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.