Atrair jovens talentos é o objetivo de muitos gestores. E não é para menos, afinal, eles contribuem significativamente para o sucesso do negócio.

No entanto, essa missão tem se tornado cada vez mais difícil. Hoje em dia, esses profissionais buscam atuar em organizações com as quais eles se identificam e que também ofereçam inovação e um bom ambiente de trabalho. Esses fatores, inclusive, favorecem a atração de jovens talentos para startups, pequenas e médias empresas.

Se você está em busca desse perfil de trabalhador, saiba que algumas ações contribuem para que a empresa se torne mais atrativa para ele. Veja abaixo quais são elas:

1. Cultive uma boa imagem empresarial

Como falamos acima, os jovens talentos precisam se identificar com o negócio. Portanto, ter uma boa imagem empresarial é importante, pois ela diz respeito a forma como os consumidores e o público em geral percebem a organização.

Ações e valores relacionados à sustentabilidade, responsabilidade social e conduta ética contribuem para isso. A participação ativa em projetos sociais e ações de comunicação e engajamento também são formas de fortalecer a imagem empresarial.

2. Busque uma liderança inovadora

Essa nova geração de trabalhadores busca inovação constante — por isso, ter uma liderança que pense fora da caixa é essencial.

Para reter e atrair jovens talentos, os líderes precisam criar um ambiente de trabalho produtivo e criativo, serem receptivos à contribuição de ideias e estimularem os colaboradores a buscarem novas soluções.

3. Ofereça oportunidade de crescimento

Muitos jovens não estão em busca de altos salários e sim de um trabalho que lhes agregue conhecimentos e desafios. Por isso, oferecer oportunidades reais de crescimento é uma forma de destacar a empresa.

E isso não está relacionado apenas à mudança de cargo. Investir em educação corporativa, na troca de experiência em outras áreas e possibilitar a participação em decisões estratégicas são outras maneiras de estimular o profissional e contribuir para seu desenvolvimento.

4. Valorize seus colaboradores para atrair jovens talentos

Ter o trabalho reconhecido é essencial para todo colaborador e isso se torna ainda mais relevante na busca por bons profissionais.

Dessa forma, além de dar o crédito pelo trabalho realizado, invista em premiações e benefícios para a equipe, tais como convênio médico, previdência privada, bolsas de estudos, entre outros.

5. Proporcione mais qualidade de vida

Hoje em dia os profissionais buscam alinhar a felicidade com o trabalho, por isso valorizam organizações que tenham um ambiente saudável e mais qualidade de vida.

Permitir uma jornada de trabalho flexível ou em home office, manter convênios com academias e organizar ações e eventos internos voltados para o bem-estar da equipe são diferenciais que podem despertar a atenção dos jovens.

Além de deixar sua empresa mais interessante para os jovens profissionais, também é preciso saber como encontrá-los. A melhor forma de fazer isso é contar com uma empresa especializada em seleção de estagiários, que possua os conhecimentos e ferramentas necessários para identificar e atrair jovens talentos no mercado. Assim, você terá resultados satisfatórios mais rapidamente.

Gostou destas dicas? Quer receber outros conteúdos sobre o assunto? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe as próximas publicações!

Powered by Rock Convert