6 Dicas Para Encontrar, e ser aceito, num Estágio em Marketing Digital

Marketing Digital
6 minutos para ler

No mundo competitivo atual, vagas de estágio em marketing digital são altamente disputadas. Em particular, nas empresas que são as mais concorridas ou desejadas para se trabalhar e adquirir experiência.

Por isso, qualquer pessoa que busque uma vaga de estágio numa empresa de marketing digital precisa se preparar. Hoje, todos têm acesso a redes sociais e pensam que sabem como funciona a promoção e a gestão de negócios no ambiente web.

Pessoas como você, que sabem o que querem e entendem que nem tudo é tão fácil quanto parece, podem se destacar. Para isso, separamos abaixo alguns pontos principais para você encontrar e ser aceito num estágio em marketing digital de alto nível.

Dedique-se a cada item dessa lista e os resultados virão.

#1 Estude a empresa onde quer se candidatar

A pior estratégia possível é elaborar um roteiro para entrevistas que servirá para toda e qualquer empresa onde você quiser trabalhar.

Não se veja como “um estagiário”, mas sim um estagiário da empresa X – sendo que X aqui corresponde a cada uma das empresas para as quais você deseja aplicar. As pessoas responsáveis pela contratação querem pessoas comprometidas com o negócio delas.

Então como conseguir essa personalização?

Por meio do estudo. Hoje em dia, absolutamente qualquer empresa possui páginas na internet. Pode ser um site, redes sociais, blogs ou tudo isso junto. Seja qual for o caso, toda a informação de que você precisa estará à disposição.

Identifique qual é a missão da empresa, quais são os seus objetivos a longo prazo e como ela atua. Em posse desses dados, torne-os seus e faça com que a outra pessoa se convença de que você está comprometido a ser o melhor estagiário possível, não só mais um.

#2 Esteja familiarizado com os deveres de um estagiário

A piada de que um estagiário está sempre fazendo ou levando um cafezinho pode descontrair em conversas informais, mas sua carreira é coisa séria.

Você precisa ter consciência do que faz um estagiário da área de marketing digital. Uma ideia vaga e pouco abrangente das reais tarefas pode surpreender negativamente e causar pânico após passar em uma entrevista.

É preciso ter força de vontade e disponibilidade, sem esquecer da iniciativa, para se estabelecer e provar que é capaz de ser o futuro profissional para a tão sonhada vaga.

Na área de marketing digital, você pode lidar com, mas não apenas:

Administração e gestão de páginas e redes sociais.

Criação de conteúdo (press releases, blogs, artigos, postagens).

Auxílio em campanhas de publicidade.

Análise e estudo de estatísticas e gráficos.

Por isso, esteja preparado.

#3 Tenha um site na internet

Mas por que uma pessoa que quer um estágio na área de marketing digital precisa ter uma página na internet? Isso pode ter até mesmo custos!

Primeiramente, é possível ter um site gratuíto e que seja de qualidade. O MestredoHospedaSite, referência neste assunto, diz que, quando você cria um site, portas se abrem para você.

Ter o próprio Site pode ser um impacto positivo também quando você está tentando uma vaga de estágio. Lá você vai poder demonstrar suas habilidades, criando links e postagens nas redes sociais. Você estará demonstrando que é capaz de cumprir com o que eles esperam de um estagiário e ainda pode ser um diferencial e indicador de que gosta da área.

Além disso, ter construído um Site já é uma experiência passada que pode ser incluída em seu Currículo e Portfólio.

#4 Veja o estágio como uma meta a ser cumprida

Nada funciona tão bem para conquistar algo que se quer como ter a motivação adequada, nem mesmo uma boa caneca de café. 😉

Ver a vaga do estágio com o objetivo fim de se tornar um CLT não é a melhor ideia. Como estagiário, suas habilidades vão se desenvolver com o tempo e a experiência adquirida. Você está dando os primeiros passos na construção de uma carreira.

Há dados que comprovam que a melhor forma de se iniciar no mundo corporativo é como estagiário. Dados recentes da EBC mostraram que o número de estagiários no Brasil cresceu 23,8% no primeiro trimestre.

#5 Utilize plataformas para encontrar estágios

Ainda não tem qualquer empresa em mente ou quer outras para adicionar às suas escolhas? O mais importante é saber quais são os melhores lugares para procurar. Hoje em dia, há diversos sites brasileiros especializados nisso.

No Site Estagiarios.com, você, estudante, candidato a estágio, encontra diversas informações que auxiliam nos seus primeiros passos. Além disso, não paga nada para conquistar a sua tão sonhada vaga, podendo ser encontrado por uma das mais de 30.000 Empresas e Profissionais Liberais que utilizam os serviços do Site.

Há ainda outros meios de se descobrir onde estão sendo oferecidas novas vagas e em quais empresas vale a pena tentar.

Hoje em dia, a estimativa é de que 70% dos internautas adquiriram um produto ou serviço após uma campanha de marketing bem-sucedida. As empresas sabem disso, por isso sempre há vagas no marketing digital.

#6 Contate pessoas que possam ajudar

Assim como outros passos deste guia, esta é uma estratégia válida não somente para marketing digital, mas também para outras áreas. Há uma infinidade de possibilidades de fazer networking na faculdade e também na internet.

Amigos, colegas de classe, professores e perfis interessantes no LinkedIn podem ser a chave para a tão sonhada experiência como estagiário. Estando preparado com um bom site, construído de modo a destacar suas habilidades, e com o entusiasmo esperado de um estagiário, você pode fazer seu nome.

Busque manter uma relação próxima e direta, que deixe clara a sua intenção de conseguir uma vaga de estágio. Pode ser que a empresa na qual você irá trabalhar não esteja nos classificados, mas seja uma indicação de uma das pessoas do seu network.

Considerações Finais

Por mais que as vagas de estágio estejam aumentando, também está o número de pessoas buscando uma oportunidade. É preciso estar preparado para o mercado, e agora você tem novas dicas para aprimorar sua apresentação e conhecimento.

Todos sabem de cor as instruções básicas de como se portar e sobre o que falar em uma entrevista de emprego. No entanto, encontrar uma vaga que se adeque ao seu perfil e conseguir ser aceito fazendo o que todos fazem é o real desafio.

Felizmente, agora você tem cartas extras na manga para ser um estagiário na área promissora de marketing digital. Aplique tudo o que aprendeu com dedicação, que não há como dar errado.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.