Um dos principais objetivos de quase todo negócio é aumentar a produtividade do seu time de colaboradores, otimizando, assim, os resultados da organização e evitando o desperdício de tempo, afinal, como se diz, tempo — ou o que se faz com ele — é dinheiro.

Empresas bem-sucedidas entendem essa necessidade e, por isso, investem na gestão de recursos humanos. A questão é: quais as melhores práticas para aumentar a produtividade da sua equipe? Continue lendo nosso post e fique por dentro do assunto.

1. Elaborar metas inteligentes

As metas funcionam como um passo a passo para se alcançar os objetivos da empresa, os quais, por sua vez, são declarações mais abrangentes e ambiciosas. Metas são mais claras e específicas, servindo como uma “bússola” para que todos sigam na mesma direção.

Uma meta inteligente deve ser específica, alcançável, mensurável, relevante e com tempo bem definido. Esse padrão é internacionalmente conhecido como SMART. Assim, fica muito mais fácil desenvolver metas que realmente tenham utilidade para o negócio.

2. Delegar atividades

Saber delegar algumas tarefas é muito importante, pois, assim, os líderes podem focar mais nas atividades estratégicas, essenciais para o crescimento do negócio, e se preocupar menos com as atividades-meio, geralmente menos importantes. Entretanto, é preciso delegar de modo correto.

Delegar não é apenas jogar tarefas, como muitos chefes insistem em fazer. Primeiro, é preciso treinar devidamente o colaborador para assumir a nova atividade e, depois, dar todo o suporte necessário, pois sempre existirão dúvidas. Essa atitude demonstra confiança no trabalho da equipe.

3. Dar feedback

Essa é uma poderosa ferramenta, quando bem usada. Um feedback, ainda que negativo, pode engajar toda a equipe e motivar cada colaborador na busca por resultados ainda melhores. Todavia, é preciso saber como dar esse retorno.

Muitos especialistas indicam o método sanduíche de feedback, já ouviu falar? Esse método é composto por três “camadas”, como em um sanduíche (pão, carne e pão). O feedback deve ser iniciado com um elogio, seguido de uma crítica construtiva e, para finalizar, outro elogio, como “eu acredito em você”, por exemplo.

4. Aprimorar a comunicação interna

Pensar que a comunicação é indispensável apenas no relacionamento com o público externo é um grande equívoco. Nesse sentido, a comunicação interna tem sido cada vez mais praticada dentro das empresas. Para Peter Drucker, grande personagem da administração, “60% dos problemas internos resultam da falta de uma comunicação efetiva”.

Nesse caso, é importante analisar e desenvolver os canais internos de comunicação, sejam eles verticais (entre líderes e liderados) ou horizontais (entre os próprios liderados). Existem muitas ferramentas que podem auxiliar nesse processo, as principais são: TV corporativa, mural, intranet, redes sociais e alguns softwares.

5. Reconhecer e recompensar os colaboradores

Tudo que já falamos é muito importante, mas não é possível esquecer de uma das práticas mais relevantes para aumentar a produtividade da equipe: a meritocracia. Se seu funcionário faz por merecer, então aprenda a recompensá-lo e compartilhar com ele os louros da vitória.

A recompensa pode ser dada em dinheiro, prêmios, ou até mesmo viagens. Vale a pena fazer uma pesquisa entre os colaboradores para saber como eles gostariam de ser premiados.

E então, agora que você já conhece as melhores práticas para aumentar a produtividade da sua equipe, compartilhe nosso post em suas redes sociais e permita que seus amigos também fiquem por dentro do assunto. Vamos lá!

Powered by Rock Convert