Como lidar e preparar estagiários recém contratados
Quando as Empresas começam a crescer ou mesmo os Profissionais Liberais estão realizando muitas tarefas, além daquelas que conseguem executar, uma das opções que consideram é contratar e preparar estagiários para ajudá-los.
Entretanto, sempre surge aquela dúvida: contrato um estagiário e tenho alguém para me ajudar? Ou prefiro fazer eu mesmo as atividades porque desenvolvê-lo pode ser muito trabalhoso visto que não possuo o suporte de uma equipe de Recursos Humanos?
Por causa dessa incerteza, neste post, mostraremos que realizar a contratação desses jovens possui vantagens. Também vamos ensinar como lidar com eles no dia a dia e prepará-los para te apoiar. Confira!
Contratar é simples
Estagiários são isentos de encargos sociais previstos na CLT e sua contratação realizada de forma muito mais rápida e simples do que no regime CLT. Sendo assim, em questões financeiras, é uma boa opção.
Atualmente, existem empresas que facilitam a contratação. Elas atuam desde a divulgação de vagas e na busca de currículos até a sua formalização, que envolve a emissão do Contrato de Estágio, Seguro de Acidentes Pessoais e demais documentos dentro da legislação vigente.
A boa notícia é que esse processo pode ser realizado online e por um preço acessível, o que torna tudo simplificado sem demandar muito tempo e alto investimento.
Reciclagem do ambiente
Um jovem profissional é capaz de proporcionar um clima diferente no ambiente de trabalho, já que possui muitas ideologias e a vontade enorme de aprender. Desse modo, eles costumam contagiar com essa energia as pessoas que estão a sua volta.
Além disso, as dúvidas trazidas pelos estagiários podem levantar novas questões que nunca haviam sido pensadas e, por fim, incentivar colaboradores mais antigos a pensar de forma diferente.
Como preparar estagiários
Esses novos profissionais trazem vários ideais e, claro, questionamentos. O lado bom disso é que, no geral, esses jovens são “crus” e não tem vícios de outros empregos, podendo ser facilmente moldados de acordo com as necessidades.
Por outro lado, é preciso ter a consciência de que é a primeira vez que essas pessoas têm contato com o mundo empresarial. Os líderes devem desenvolver competências como a paciência e aprender a cobrar menos, pois os estagiários não darão o retorno esperado logo nos primeiros dias.
Levando em consideração que esse jovem profissional é alguém em processo de formação e necessita inicialmente de um treinamento, o gestor deve:
Desenvolver sua confiança
É preciso conquistar a confiança, antes de tudo. Demonstre interesse no desenvolvimento profissional do estagiário, esteja aberto a ouvir e reconheça o bom trabalho. Só assim ele se sentirá mais à vontade e confiante para realizar suas atividades.
Os gestores geralmente são inseguros em relação a esses jovens que ficam vigiando o tempo todo o que o iniciante faz, sem abrir espaço paras as tentativas. Saiba que agir assim pode prejudicar a confiança do estagiário e, consequentemente, o desenvolvimento do seu trabalho.
Delegar tarefas
Deixe claro tudo o que espera dele para que o jovem compreenda o seu papel. É interessante encarregá-lo de tarefas simples inicialmente, como deveres relacionados à faculdade ou assuntos operacionais, para que ele se acostume com a rotina e os prazos.
Envolver em decisões
Depois que realizar as primeiras atividades com maestria, comece a envolvê-lo em assuntos mais importantes. Você pode convidá-lo para participar como observador de reuniões simples e, depois de um tempo, de tomadas de decisões.
Assim, o iniciante começará a ter uma visão mais abrangente de como a sua organização e rotina de trabalho funcionam.
Oferecer feedbacks
Analise o desempenho e o potencial do estagiário. Se ele ainda não tem um perfil 100%, ajude-o. Indique quais são os pontos de melhoria e o que ele vem fazendo muito bem.
Dessa maneira, em pouco tempo, o jovem estará apto a executar até as tarefas mais complicadas. Além disso, por meio do feedback positivo, o estagiário certamente terá mais segurança para superar qualquer desafio no estágio.
Lembre-se: assim que iniciou sua carreira, você também não sabia fazer tudo. Foi preciso que alguém o ensinasse!
Agora que você já sabe preparar estagiários, que tal aprender como fazer o estagiário vestir a camisa da sua empresa? Continue garantindo as melhores práticas de gestão para o seu negócio!
Olá, gostei muito da postagem… Parabéns!
Obrigado! Fique à vontade para consumir os outros conteúdos e compartilhar também! 😉