Você sabe como conseguir bons estagiários? Confira

6 minutos para ler

Conseguir bons estagiários não é uma missão impossível. Ao se informar sobre o assunto e realizar uma boa seleção é possível encontrar jovens profissionais que sejam comprometidos e que agreguem valor à equipe.

A contratação de estagiários é positiva para empreendedores, profissionais liberais e empresas de variados portes, inclusive MEI. Além de contribuir com as atividades, o estudante traz inovação e criatividade para o negócio.

A sua empresa está crescendo, você precisa aumentar a equipe e está com dúvidas sobre como conseguir bons estagiários? Então, continue a leitura e veja as dicas deste texto!

Diferenças entre contratar um estagiário e um profissional CLT

Além da pouca experiência, comum aos candidatos a uma vaga de estágio, a contratação segue uma legislação específica. Ela é feita com base na Lei do Estágio e, antes de iniciar o processo de recrutamento e seleção de estagiários, é necessário que você conheça as principais normas.

Um ponto importante é ter em mente que estágio é aprendizagem supervisionada e precisará de um supervisor na empresa, com conhecimentos comprovados na área de atuação, mas não necessariamente formado na área, para acompanhar e ensinar o estudante durante todo o estágio.

Outra diferença entre estagiário e CLT é quanto à carga horária. É obrigatório que a pessoa esteja estudando para poder atuar como estagiária, então a jornada de trabalho é reduzida para conciliar o aprendizado profissional com o teórico. No caso de estagiários universitários, a carga horária é de até 06 horas diárias e 30 horas semanais.

Em relação ao fator financeiro, a contratação de estagiários pode ser vantajosa para o orçamento do negócio, já que não há encargos trabalhistas como acontece no processo CLT. Mas vale lembrar que, em caso de estágio não obrigatório, o contratante deve fornecer bolsa-auxílio, recesso remunerado e auxílio-transporte aos jovens profissionais.

Para ter sucesso no negócio, é importante realizar treinamentos para qualificar e atualizar o conhecimento de toda a equipe que compõe a empresa. A atitude é ainda mais valiosa no caso dos estagiários, pois contribui para a adaptação deles com a rotina de trabalho e para o desenvolvimento de habilidades profissionais. Sendo assim, procure acompanhá-los e orientá-los durante as tarefas iniciais, e invista em cursos e treinamentos.

Dicas de como conseguir bons estagiários

Agora que você já sabe quais são as principais características dessa modalidade, vamos dar algumas dicas de como encontrar as pessoas mais preparadas para serem estagiárias na sua empresa. Veja abaixo as melhores práticas e acerte em cheio!

Defina o perfil do estagiário desejado

A vaga de estágio não deve exigir inúmeras qualificações e experiências, já que um dos objetivos da iniciativa é justamente fornecer desenvolvimento profissional. Contudo, é importante definir as principais competências que o candidato precisa ter de acordo com as atividades que serão realizadas.

Dessa forma, você pode estabelecer o nível de formação, o conhecimento em idiomas e informática, se o estagiário deve ter um perfil mais comunicativo ou analítico, entre outras características.

Powered by Rock Convert

Elabore um anúncio completo

O anúncio deve apresentar informações relevantes sobre a vaga para atrair candidatos adequados. Se você indicar apenas o horário de trabalho e o cargo, sem especificar a área de atuação, por exemplo, será mais difícil fazer a triagem dos currículos devido à abrangência da oferta.

Para conseguir bons estagiários, e que estejam alinhados ao perfil que você procura, é essencial incluir a área de formação, a necessidade de conhecimentos específicos, as principais atividades que serão realizadas, o horário de trabalho, entre outros dados.

Faça uma boa divulgação

Uma das melhores formas de garantir rapidez e praticidade no processo de seleção de estagiários é contar com bancos de vagas de empresas especializadas. Dessa forma, o seu anúncio chegará a mais pessoas e as chances de encontrar candidatos mais comprometidos com o trabalho serão maiores.

Além disso, ao contar com empresas que realizam a mediação entre empregadores e estagiários, você pode ter apoio no momento da formalização da contratação para seguir a legislação e evitar problemas no futuro.

Forneça informações sobre a empresa

Tanto no anúncio como durante a entrevista, fale um pouco sobre o negócio e os benefícios oferecidos. Empresas que tenham um bom ambiente de trabalho, plano de carreira, bolsa-auxílio compatível com o mercado, convênios com academias e instituições de idiomas, entre outras facilidades, despertam o interesse de jovens talentos.

No entanto, é fundamental mostrar aos candidatos como as coisas realmente são. De nada adianta fazer promessas sobre efetivação ou oferta de benefícios se não houver possibilidade real, pois o estagiário contratado ficará desmotivado e pouco produtivo quando perceber a situação.

Realize entrevistas

Os currículos são relevantes para verificar as principais características dos candidatos, mas a entrevista é uma etapa significativa para conhecê-los melhor. Dessa forma, procure selecionar os que são mais apropriados ao cargo e marque um encontro com eles.

A atitude é positiva para confirmar as informações do currículo, analisar se o jovem estudante está realmente interessado na vaga, e se o perfil dele está alinhado com os objetivos e os valores da sua empresa.

Orientações sobre como formalizar a contratação

Após realizar o processo seletivo e escolher o melhor candidato, é o momento de formalizar a contratação. Como falamos no início do artigo, esse processo é diferente do que ocorre para cargos CLT. Ou seja, não é necessário fazer o registro na carteira de trabalho.

A formalização é feita por um Termo de Compromisso de Estágio (TCE). Este deve conter os dados do estagiário, do contratante e da instituição de ensino, e ser assinado por todas as partes. Também deve indicar os objetivos do estágio, as atividades realizadas, o certificado de seguro em nome do estagiário (que é obrigatório nessa modalidade de trabalho), entre outros dados.

A contratação de estudante é uma boa estratégia para aumentar a equipe e delegar tarefas, de forma que você poderá focar a sua atenção em outras atividades da empresa. No entanto, é importante fazer um processo seletivo adequado para conseguir bons estagiários e evitar dor de cabeça no futuro por causa de escolhas equivocadas. Por isso, aprofunde-se no assunto e conte com empresas especializadas para o recrutamento.

Precisa de apoio para selecionar os estagiários ideais? Nós podemos ajudar você nessa tarefa. Entre em contato conosco e saiba mais!

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.