Como dar feedback ao estagiário? Confira as melhores práticas

Feedback
4 minutos para ler

Você sabe como dar feedback ao estagiário da sua empresa? Essa prática é significativa para o crescimento profissional dele, pois permite uma análise mais aprofundada dos pontos fortes e fracos que ele tem. O segredo é oferecer esse retorno com a intenção de estimular a evolução da pessoa, e não de desmotivá-la.

Diante da importância para a performance, o engajamento e a motivação da equipe, a ferramenta deve fazer parte da rotina da gestão de pessoas. Ela pode ser aplicada após avaliações de desempenho (semestrais ou anuais, por exemplo) ou em conversas mais informais de acordo com a necessidade.

Mas alguns gestores enfrentam dificuldades nessa tarefa, especialmente por se tratar da avaliação de um profissional jovem que, em geral, não tem tanta vivência na carreira e pode apresentar resistência a críticas. Pensando nisso, criamos este post com algumas dicas sobre o assunto. Confira!

Dicas de como dar feedback ao estagiário

O feedback é benéfico para todos os profissionais, desde jovem aprendiz e estagiários até colaboradores em cargos elevados. Porém, é preciso tomar certo cuidado ao fazer uma crítica, de modo que ela não seja mal recebida nem gere desmotivação. Veja as dicas abaixo para não errar nessa etapa.

Monte um roteiro

Se você não tem tanta prática em dar feedback, montar um roteiro pode facilitar as coisas. Sendo assim, antes de chamar o estagiário para uma conversa, analise o desempenho dele e prepare um guia para o encontro. O roteiro pode conter informações como:

Powered by Rock Convert
  • avaliação de desempenho;
  • pontos fortes;
  • pontos fracos;
  • estratégias para melhorias;
  • espaço para dúvidas.

Na oportunidade, mostre exemplos práticos de como a atuação do jovem estudante afeta o dia a dia da empresa. Além disso, é válido indicar estratégias para que ele possa se alinhar às expectativas. Você pode, por exemplo:

  • sugerir a realização de cursos;
  • investir em treinamentos;
  • explicar a importância de cumprir horários;
  • apresentar técnicas de organização.

Chame o estagiário para uma conversa

Tem como dar feedback em reuniões formais, por e-mail, entre outras maneiras. Nossa recomendação é que você faça isso em uma conversa presencial e reservada, para evitar falhas na comunicação e tornar o diálogo mais produtivo. Além disso, não espere muito para fazer a crítica (independentemente se esta for positiva ou negativa), para que a situação não seja esquecida.

Tenha empatia

É bom lembrar que essa costuma ser uma situação nova para o estagiário, então procure ter empatia. Comece a conversa em um tom mais informal ou com alguma informação capaz de quebrar o gelo e deixar o jovem profissional mais confortável. Fazer um resumo sobre o encontro e explicar a importância do feedback também são atitudes positivas para amenizar o clima durante a conversa.

Exponha os pontos com honestidade

Mantenha a transparência ao fazer uma crítica construtiva, mas adote uma abordagem mais sutil. Por exemplo, explique que você reconhece o esforço do estagiário, mas que alguns pontos precisam de ajustes. A honestidade na hora do feedback é fundamental para que a pessoa avaliada veja a situação como uma oportunidade de aprimorar o seu comportamento e desempenho profissional.

Essas são as principais dicas sobre como dar feedback ao estagiário da sua empresa. Trata-se de uma ótima estratégia para melhorar a performance da equipe, além de contribuir para o desenvolvimento de cada profissional. Por isso, deve ser aplicada corretamente.

Gostou do texto? Quer mais dicas para melhorar a gestão de pessoas do seu negócio? Então, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos!

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.