Estágio é um modelo de contratação com baixo custo para empresas. Mas a ação pode trazer um valor muito maior do que apenas o financeiro. Basta você se planejar para contratar estagiários promissores.

Programas de estágio bem estruturados ajudam a alcançar e reter os melhores talentos. Ao recrutar jovens estudantes, a sua empresa terá profissionais com uma perspectiva inovadora, sem vícios e com sede de aprender e crescer profissionalmente.

Quer saber como atrair e contratar estagiários mais promissores? Neste artigo, vamos ensinar como chamar a atenção dos melhores alunos de graduação e conquistar profissionais de alta performance para a sua equipe. Acompanhe as nossas dicas!

1. Descubra quais faculdades formam os melhores alunos

A primeira dica parece óbvia, mas é muito importante mapear as faculdades que são referências na área em que o estagiário atuará. Afinal, como a empresa busca crescimento, o objetivo da contratação é contar com as pessoas mais qualificadas.

Você pode acessar o site do MEC para consultar a qualidade do ensino das instituições. Caso não tenha tempo de pesquisar as melhores e criar os relacionamentos, procure serviços especializados para contratação de estagiários. Muitas vezes, essas empresas já realizam parcerias com as principais faculdades.

Definir bem as universidades para buscar estagiários é o primeiro passo para você começar a se aprofundar nesse processo.

2. Procure alunos que participam de atividades acadêmicas

Alunos que participam de entidades acadêmicas são, geralmente, mais engajados e proativos. Essas características costumam ser relevantes na rotina profissional. Sendo assim, durante o processo seletivo, confira se o candidato faz parte de Empresas Juniores e/ou de Diretórios Acadêmicos, por exemplo.

A realização de outras atividades extracurriculares e voluntárias é algo muito positivo. Indica o interesse do estudante em obter novas experiências além de somente assistir às aulas e tirar a nota necessária nas provas.

Uma boa prática para contratar estagiário com esse perfil é colocar na descrição da vaga que ter participado de entidades acadêmicas ou de voluntariado será um diferencial!

Para saber mais sobre como funcionam Empresas Juniores e encontrar uma lista de organizações desse segmento, consulte o Portal Brasil Júnior. O site reúne e representa as Empresas Juniores espalhadas pelo país.

3. Verifique se o candidato já fez iniciação científica

Além das entidades acadêmicas, outra atividade extracurricular que demonstra um diferencial são as iniciações científicas. Apesar de elas serem mais voltadas para o meio acadêmico, a participação do aluno revela proatividade, engajamento, cumprimento de prazo, entre outras habilidades.

Em algumas situações, ainda é possível conciliar a linha de pesquisa do estudante com os objetivos da companhia. Imagine que a sua empresa atua com computação e inteligência artificial. Quando surge uma oportunidade de contratar estagiários, os alunos que passaram por iniciações científicas nessa área podem ser muito valiosos.

Caso julgue importante, também vale incluir na descrição da vaga que ter iniciação científica em determinada área será um diferencial.

4. Priorize candidatos que já fizeram intercâmbio

Sem dúvida, de todas as atividades extracurriculares que podem ser feitas durante a faculdade, o intercâmbio é a mais rica. Geralmente, alunos que fazem intercâmbio têm um senso de independência diferenciado e, na maioria das vezes, dominam uma língua estrangeira.

Então, durante o processo de triagem dos currículos, dê uma atenção especial àqueles que fizeram um intercâmbio para curso de idiomas ou faculdade no exterior. No entanto, lembre-se de que esse não deve ser o único critério de avaliação.

Na etapa da entrevista, pergunte sobre a experiência e analise como ela contribuiu com o desenvolvimento profissional e com as habilidades do candidato.

5. Aumente o alcance da vaga

Para contratar estagiários com vontade de aprender, é preciso utilizar ferramentas adequadas para a divulgação. Ao anunciar a vaga apenas em seu site ou em uma única faculdade, o número de candidatos tende a ser menor. A dica, portanto, é ampliar a divulgação. Para fazer isso, você pode compartilhar o anúncio em redes sociais, por exemplo.

Outra estratégia que dá bons resultados é optar por bancos de vagas específicos para estágio. Assim, você conseguirá realizar um recrutamento rápido e prático. Além disso, pode contar com o suporte de fornecedores especializados para auxiliar no processo de contratação de jovens estudantes.

6. Alinhe as expectativas do estagiário com as da empresa

Na contratação de qualquer profissional, fazer esse alinhamento é uma medida importantíssima. Leve em conta que essa etapa é ainda mais significativa no caso dos jovens, já que eles tendem a ter altas expectativas em relação à carreira.

Nesse sentido, a recomendação é estabelecer um processo seletivo transparente. Esclareça, entre outras informações:

  • detalhes da vaga;
  • atividades que serão realizadas;
  • remuneração;
  • possibilidades de crescimento;
  • valores organizacionais.

Desse modo, você alinha as expectativas do estagiário com as da empresa e evita uma contratação equivocada, ou a desmotivação dele no futuro.

7. Observe o interesse do candidato pela vaga

Outro passo essencial é analisar o comprometimento e o interesse do candidato pela vaga. Ao contratar estagiários, a companhia investe em treinamentos e dedica tempo para prepará-los para as atividades. A ideia é que eles permaneçam por um longo período na equipe.

Para descobrir se o estudante tem motivação e real interesse pelo trabalho, você pode perguntar por que ele quer trabalhar na empresa, quais os objetivos de carreira a longo prazo, entre outras questões.

A partir das respostas, você conseguirá identificar uma das situações: se a pessoa está empenhada em se desenvolver profissionalmente e contribuir com os resultados do negócio; ou se está apenas buscando uma ocupação enquanto não encontra uma oportunidade melhor.

8. Analise as características comportamentais do candidato

A formação e a experiência com atividades extracurriculares são pontos importantes para contratar estagiários, mas as habilidades comportamentais são fatores igualmente relevantes.

Um estudante com boa formação e conhecimento em inglês pode não ter habilidades para trabalhar sob pressão, por exemplo. Sendo assim, no decorrer do processo seletivo é necessário analisar as características comportamentais do candidato e avaliar se elas são compatíveis com o perfil da vaga.

Durante a entrevista, procure fazer perguntas sobre empregos anteriores, experiência acadêmica ou atividades de voluntariado. Elas servem para identificar habilidades de comunicação, organização, trabalho em equipe, resiliência, entre outras características que poderão ser significativas para a função.

9. Ofereça oportunidades de crescimento

Alunos que são realmente diferenciados não têm medo de assumir responsabilidades. Se engajar em atividades extracurriculares como entidades acadêmicas, iniciações científicas e intercâmbio demonstra esse perfil.

Para atrair esses talentos, é necessário oferecer desafios, oportunidade de aprendizados e possibilidade de crescimento. Especifique esses fatores na descrição da sua vaga para que estudantes de alta performance tenham interesse em trabalhar na empresa.

Essa geração busca desafios e reconhecimento. Sendo assim, para atrair e motivar bons estagiários, vale a pena oferecer treinamentos, pacote de benefícios e plano de carreira.

Um dos principais objetivos de contratar estagiários promissores é contar com profissionais qualificados no futuro. Com isso em mente, também se prepare para efetivá-los após o período do estágio. Faça o máximo para reter esses talentos dentro da sua empresa!

Gostou das dicas listadas acima? Então, aproveite para conferir outro conteúdo que separamos para você: “Estagiário ou CLT? Entenda as diferenças na hora de contratar”.

__________

Você conhece outro jeito de contratar bons estagiários?

Deixe o seu comentário abaixo!

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Powered by Rock Convert