Você está em busca de formação profissional e tem dúvidas sobre fazer um curso EAD? Há inúmeras vantagens do ensino a distância e a principal delas, provavelmente, é a flexibilidade de horário que permite ao aluno conciliar o estudo com a rotina.

Outro ponto positivo é que essa modalidade é reconhecida pelo mercado de trabalho e não há desvalorização perante os cursos presenciais. Dessa forma, o ensino a distância se torna uma excelente alternativa para quem busca iniciar uma carreira ou se desenvolver profissionalmente.

Quer ficar por dentro do assunto? Então acompanhe o texto e veja quais são as principais vantagens desse formato de estudo!

1. Flexibilidade

Um dos principais fatores que fazem com que jovens e adultos busquem a formação a distância é a versatilidade para estudar no momento e no local que for mais oportuno. Assim, é possível conciliar o trabalho com o estudo.

Ela também se apresenta vantajosa para quem mora ou trabalha longe da universidade. Se esse é o seu caso, você conseguirá ter acesso a um ensino de qualidade sem precisar se deslocar pela cidade.

2. Custo reduzido

O interesse pela educação superior a distância aumentou nos últimos anos e um dos motivos para isso é que o custo é mais baixo do que o ensino presencial.

Embora seja necessário considerar os gastos com internet e com um computador para acessar o conteúdo online, a formação apresenta um bom custo-benefício. Além de o valor da mensalidade ser menor, quem estuda em casa, por exemplo, não tem gastos com transporte ou alimentação.

3. Variedade de cursos no ensino a distância

Mais uma das vantagens do ensino a distância é a variedade de cursos disponíveis. Como o interesse por essa modalidade aumentou, muitas instituições ampliaram a oferta de cursos. Hoje em dia, há formação online de bacharelado, tecnologia e licenciatura em diversas áreas tais como Administração, Marketing, Ciências Contábeis, Engenharia, entre outras.

Se você já faz graduação e deseja adquirir novas habilidades para se destacar no mercado de trabalho, também é possível realizar cursos online de curta duração.

4. Diploma reconhecido

O ensino superior EAD é reconhecido e regulamentado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), sendo assim, ele tem a mesma carga horária e conteúdo que o formato tradicional. Por esse motivo, não há diferença entre os diplomas de quem faz um curso presencial ou a distância.

Os alunos formados nessa modalidade podem utilizar o diploma no processo de contratação, para seleção em cargo público, para matrícula em pós-graduação, entre outras situações. Contudo, antes de escolher um curso de graduação online, é fundamental verificar se a instituição é devidamente credenciada pelo MEC para oferecê-lo.

5. Desenvolvimento de habilidades

Não pense que por se tratar de um ensino a distância sua dedicação com o estudo será menor. Quem opta por essa modalidade precisa ter disciplina, gestão de tempo, capacidade de concentração e interação com os colegas e professores para potencializar o conhecimento.

Esses fatores tornam o curso virtual ainda mais positivo, pois contribuem para o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida profissional.

Ao analisar as vantagens do ensino a distância, é possível perceber por que ele faz sucesso entre jovens e adultos, não é mesmo? Essa formação é uma boa opção para quem busca qualificação e flexibilidade.

Achou o conteúdo interessante? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam esses benefícios!

Powered by Rock Convert