Afinal, posso fazer estágio mesmo depois de formado?

depois de formado
4 minutos para ler

O estágio é uma etapa de grande importância na vida do estudante e é comum surgirem algumas dúvidas com relação a isso. Uma delas é sobre a possibilidade de fazer estágio depois de formado, especialmente para quem está próximo do fim da graduação.

De acordo com a legislação em vigor, o estágio só pode ser realizado por quem está regularmente matriculado e frequentando aulas numa instituição de ensino. No entanto, há duas exceções. Se você também tem essa dúvida, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Qual a duração máxima do estágio?

Além de independência financeira, o estágio é uma excelente oportunidade de adquirir experiência profissional e colocar em prática o que se aprende na faculdade. Por isso, ele é extremamente significativo para a carreira.

Para garantir que a prática profissional seja realizada corretamente — contribuindo com a formação do aluno e sem prejudicar os estudos —, a lei n.o 11.788/08, também conhecida como Lei do Estágio, limita a carga horária e o prazo do termo de compromisso (documento que regulamenta a atividade).

Dessa forma, o estagiário pode permanecer em uma mesma organização por, no máximo, dois anos, exceto quando se tratar de pessoa com deficiência. Sendo assim, após esse período a empresa deve encerrar o contrato ou efetivar o estudante.

Até qual semestre do curso é possível realizar um estágio?

Não há uma data limite para iniciar o estágio, no entanto, algumas empresas dão preferência para universitários que estejam na metade do curso, assim elas poderão renovar o contrato até a duração permitida.

Uma alternativa para quem está terminando a graduação e não tem um emprego fixo ou perspectiva de efetivação no estágio é participar dos programas de trainee.

Embora os processos seletivos sejam extremamente concorridos, essa é uma excelente maneira de ingressar no mercado de trabalho após o término dos estudos, já que os programas aceitam a inscrição de jovens que estejam cursando o último semestre ou que tenham se formado em até dois anos.

Quando é possível realizar o estágio depois de formado?

Há duas classificações de estágio: obrigatório e não obrigatório. No primeiro caso, o estudante deve exercer a atividade conforme carga horária delimitada no projeto do curso e apresentar um relatório final de estágio para se formar. Já os estágios não obrigatórios são opcionais.

Caso o estudante não tenha cumprido o período obrigatório, é possível realizar o estágio mesmo depois da finalização do curso. Contudo, a instituição de ensino deve fornecer uma declaração informando a carga horária pendente e a duração do estágio não poderá ultrapassá-la.

Se a empresa mantiver o estagiário após esse período sem efetivá-lo, a prática será irregular e ela ficará sujeita a penalizações e processo trabalhista.

Alunos de pós-graduação podem estagiar?

Outra forma de realizar estágio depois de formado é optar por uma segunda formação ou especializações na área.

Assim como nas graduações, no caso dos cursos de pós-graduação é necessário ter a aprovação e a mediação da instituição de ensino para estabelecer o termo de compromisso de estágio.

É importante que o universitário tenha conhecimento sobre a legislação para entender quando poderá fazer um estágio depois de formado e evitar problemas no futuro. Esperamos que o artigo tenha esclarecido o assunto!

Gostou do texto? Precisa de outras dicas de estágio e carreira? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos diretamente em seu e-mail!  

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

93 thoughts on “Afinal, posso fazer estágio mesmo depois de formado?

  1. Após ter finalizado minha grade, a faculdade não libera imediatamente o diploma, sendo assim não estou devidamente formado pegando o diploma somente 3 meses após o fechamento do bimestre, desta forma posso continuar estagiando por este período de tempo??

    1. Olá Bruno, você pode realizar estágio obrigatório após a conclusão do curso somente se não cumpriu as horas de estágio obrigatório exigidas em sua grade curricular. O estágio, neste caso, terá duração exclusiva pelo tempo necessário para completar as horas de estágio exigidas no curso.

  2. Boa tarde meu filho em 2014 se formou na área d TÉC, ADM, sendo q ele terminou e logo foi trabalhar com Ass. Administrativo e na escola disseram q ñ era válido como estágio, depois d 2 nos na empresa foi demitido e ñ conseguiu estágio, só agora em 2018 q ele conseguiu um estágio pois a escola alega q ele tem q cumprir a carga horária p poder receber o diploma de Tec. Adm. A pergunta é mesmo esse tempo todo ter passado ainda está no prazo, ele ainda pode conseguir. Desde já obrigada.

    1. Olá Denise, se na grade curricular consta carga horária obrigatória de estágio para conclusão do curso, ele deve fazer esse estágio para receber o diploma. Para saber se ainda está no prazo, precisa verificar junto a Escola pois a Lei do Estágio não regulamenta esse prazo entre o fim das sulas e o tempo limite para finalizar o estágio o obrigatório. Para saber mais sobre os direitos dos estagiários acesse: http://estagiarios.com/direitosdoestagio.asp

    2. Pode sim aconteceu quase o mesmo comigo, fiz para Téc. Mecânico, terminei em 2013 e comecei o estágio em 2017 e terminei no mesmo ano. Eles dão um prazo de 5 anos contando do inicio do curso para realizar o estágio passando disso vc perde o curso.

      1. Olá Cristiano, obrigado pelo comentário. Apenas uma informação importante, o prazo de 5 anos para fazer o estágio obrigatório, e também a questão de perder ou não o curso, é uma regra da Escola, a Lei do Estágio não estabelece esses prazos ou regula essa matéria.

      2. Eu me formei sem estágio, peguei meu CREA e agora depois de um ano estou querendo iniciar com estágio, será q é possível,tem uma vaga em uma empresa que almejo !

        1. Olá Leandro, para ser estagiário você precisa estar regularmente matriculado e frequentando aulas no ensino médio ou superior, inclusive pós graduação. A excessão seria o estágio obrigatório para concessão do Diploma até a quantidade de horas descrita na grade curricular. Para mais detalhes sobre os direitos dos estagiários acesse: https://www.estagiarios.com/direitosdoestagio.asp

  3. Eu conclui um curso tecnólogo de eventos mas não consegui estágio durante o período que cursava, a alternativa que me resta agora para ingressar na areá pela primeira vez são apenas os programas de Trainee?

    1. Olá Daniel, pode ser estagiário somente estudante regularmente matriculado e frequentando aulas. A excessão é o cumprimento do estágio obrigatório, previsto para alguns cursos, que pode ser realizado após o término das aulas. Para mais detalhes sobre os direitos dos estagiários acesse: http://estagiarios.com/direitosdoestagio.asp

  4. Já possuo primeira graduação (publicidade e propaganda) e comecei uma segunda graduação em outra área (computação). É possível fazer estágio voltado pra primeira graduação? Ou só posso fazer estágio da nova área?

    1. Olá Bia, você pode ser estagiária em qualquer área, desde que esteja regularmente matriculada e frequentando aulas no Ensino Médio ou Superior. Em todos os casos a escola precisa assinar o contrato. Se o estágio for em área diversa do seu curso, será considerado como estágio não obrigatório. Para mais detalhes sobre os direitos dos estagiários acesse: http://estagiarios.com/direitosdoestagio.asp

  5. Conclui o curso de Adm em MKT em 2005 e fiquei devendo o estágio, acontece que a universidade que cursei não possui mais este curso e não consigo concluir, a universidade disse que terei que migrar para o curso de Adm pura eliminando matérias para concluir. Alguma outra opção que me indiquem?

    1. Olá Fabiana, sugerimos consultar o MEC ou a Delegacia de Ensino da sua Região para que consigam direcionar a melhor solução neste caso.

  6. Me formei na anhanguera em ADM e fiz tudo inclusive meu estágio , agora quero fazer a pós , pergunto na pós tenho estágio?

    1. Olá Elisa, quem faz pós graduação pode estagiar. Precisa ver na Escola se o curso pretendido exige estágio.

  7. Minha noiva terminou o curso de Tec em Mineração em 2003 e a escola não deu estágio alegando falta de profissionais como professores para acompanhar, só agora em 2018 ela conseguiu uma oportunidade de estagio, ainda é valido ela conseguir esse estagio para conclusão do curso?

    1. Olá Giuliano, o estágio após finalizar o curso é possível somente se for na modalidade obrigatório (necessário cumprir horas para formação) e dentro do prazo estabelecido na grade curricular do curso.

  8. Eu fiz uma entrevista e eles pediram que eu pegasse uma carta de estágio na instituição, só que na instituição onde fiz o curso eles disseram q após 6 meses depois de formado eu não poderia estagiar, essa informação procede ou eu posso recorrer ainda?

    1. Olá Zeca, o estágio, após finalizar o curso, é possível somente se for obrigatório (necessário cumprir horas para formação) e dentro do prazo estabelecido na sua grade curricular.

  9. Terminei sistemas de informação e não consegui um estágio bom em minha cidade. Transferi para outra instituição e voltei para o 4° período somente para me vincular a instituição e conseguir estágio, peguei somente uma matéria. Devo contar isso ao recrutador de estágio ou me faço de desentendida como se estivesse no 4° período mesmo. Não sei oq fazer.

    1. Olá Camila, são duas coisas distintas… 1) honestidade em primeiro lugar! 2) Você pode ser estagiária enquanto estiver regularmente matriculada e frequentando aulas, independentemente de ser uma única matéria, desde que a Escola assine o contrato de estágio.

  10. Olá sou formada em pedagogia e tenho pós em filosofia posso fazer estágio remunerado , se eu começar outra pós?

    1. Olá Carina, pode sim. A Lei estabelece que podem estagiar estudantes de nível médio regular ou técnico e estudantes de nível superior (incluindo pós graduação e MBA) regularmente matriculados e frequentando aulas.

  11. Conclui o Ensino Médio e agora estou cursando Técnico em Administracaonuma instituição de Ensino, posso estagiar? Geralmente só vejo oportunidade para quem estar cursando superior ou para alunos que ainda faz o ensino médio mas eu conclui o ensino médio e so faço o técnico separado, posso estagiar?

    1. Oi Ezequiel, podem estagiar estudantes de nível médio regular ou técnico e estudantes de nível superior regularmente matriculados e frequentando aulas.

  12. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE 21 DE JANEIRO DE 2004, diz q o prazo-limite é de cinco anos para a conclusão do curso de educação profissional de nível técnico. Queria saber se realmente só tenho 05 anos pra finalizar e depois perco?

  13. Fiz um tecnólogo em RH e estagiei por 2 anos. Gostaria de cursar Psicologia, mas não gostaria de fazer estágio obrigatório visto que já passei por esse processo e já tenho um bom cargo efetivo. Sabe me dizer se é possível fazer essa graduação sem o estágio obrigatório?

    1. Olá Luana, vai depender do curso e o que está estabelecido na grade curricular da Escola. Precisa verificar isso junto à Instituição de Ensino onde deseja cursar Psicologia. 😉

  14. fiz o meu curso tem uns 10 anos e nunca fiz o estagio pois o curso era muito novo e nao consegui encontrar estagio. depois disso segui em outra area. hj vejo que tem muitas ofertas no curso que fiz. eu perdi o curso ou tenho alguma soluçao ja que nunca estagiei?

    1. Olá Charles, você pode fazer estágio somente no período em que está matriculado e frequentando aulas. A excessão acontece quando o curso exige o cumprimento do estágio obrigatório, neste caso, você pode fazer estágio depois de finalizado até o prazo estabelecido na grade curricular para se formar e receber o diploma. Mais informações sobre os direitos dos estagiários acesse: https://www.estagiarios.com/direitosdoestagio.asp

  15. boa tarde, sou estudante do 4º período de contabilidade e gostaria de saber quantas horas de estagio obrigatório preciso pra me formar?

    1. Olá Lucas, a Lei do Estágio não regulamenta o seu questionamento. Neste caso, você precisa ver o que diz a grade curricular do seu curso junto à Instituição de Ensino aonde estuda.

  16. Bom dia.

    Atualmente estou cursando Tec em Administração, e estou fazendo estagio do qual esta no termino do meu contrato.
    a empresa quer renovar, mas me resta somente 3 meses de curso.

    Posso renova-lo por mais 3 meses?

    A Instituição e obrigada a aceitar?

    1. Olá Debora, você pode ser estagiária enquanto estiver regulamente matriculada e frequentando aulas. Não existe restrição para estágio de 3 meses… a Lei limita apenas o prazo máxima na mesma Empresa que e de 2 anos.

  17. Boa tarde,

    Formei-me na universidade no início deste ano, e em decorrência da minha falta de experiência na área em que atuo, a empresa contratante sugeriu o estágio para que eu pudesse me capacitar. Quando mencionei que, segundo os meus conhecimentos e pesquisa, ser necessário o vínculo do estagiário com alguma instituição de ensino para tanto, foi-me alegado que essa situação e contratação estava de acordo.
    A informação que me foi passada está correta? O estágio não obrigatório, por exemplo, o qual se aplica melhor para a situação, permite essa concretização?

    Obrigada.

    1. Olá Sabrina, para ser estagiária você precisa, obrigatoriamente, estar regularmente matriculada e frequentando aulas pois o Contrato deve ser assinado também pela Escola.

      1. Estou cursando técnico em Mecânica, fui pro 3º semestre agora, consegui um estágio e a empresa esta me pedindo declaração com vínculo de um ano com a escola, mas eu formo no meio do ano, depois de formar eu consigo fazer algum contrato com a escola pra continuar o estágio??

        1. Olá Cristian, você pode fazer estágio após terminar o curso somente caso não tenha cumprido o total da carga horária de estágio obrigatório para a certificação. Nestes casos, a contratação deverá ter por base a declaração da Instituição de Ensino atestando a necessidade e a carga horária faltante. A vigência do Termo de Compromisso de Estágio não poderá ultrapassá-la.

    1. Oi Laura, infelizmente não. Somente estudantes regularmente matriculados e frequentando aulas no ensino médio ou superior.

  18. Olá Estagiários, estou no último ano de graduação, recebi a oportunidade de estágio porém a empresa requer que eu tenha um vinculo com a instituição de pelo menos 1 ano, como já cumpri toda a carga horária do estágio obrigatório, não tenho a opção de uma declaração pós conclusão do curso, mas se eu quiser muito ficar para o estágio e peque uma DP poderei realizar esse estágio sem problemas, ficando mais 6 meses de vínculo com a instituição?

    1. Olá Lucas, não aconselhamos realizar esse procedimento. Mas, se achar que vale a pena, deve antes entender com a Instituição de Ensino se assinarão o Contrato de Estágio considerando que estará cursando apenas a DP.

  19. é possivel refazer ocurso tecnico de segurança do trabalho depois de registro no ministerio do trabalho

  20. Boa tarde, estou cursando minha segunda graduação, a mesma necessita de estágio obrigatório, ao saber disso corri atrás e consegui um na mesma empresa onde fiz o estágio da primeira graduação.
    Para minha surpresa a entidade de ensino( a mesma da primeira graduação)negou a assinatura do contrato alegando que já fiz estágio na mesma empresa.
    Aí vem a dúvida, sendo assim a universidade pode me negar a assinatura do contrato?

    1. Olá Mayco, a Lei do Estágio limita o estágio na mesma Empresa, CNPJ, por mais de 2 anos. A excessão fica para os casos de estágio para portadores de deficiência. “Art. 11º A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.” https://www.estagiarios.com/legislacaodeestagio.asp

  21. Estou no 3°Semestre, e tenho uma dp no primeiro, a faculdade pode não assinar o contrato de estagio por conta da minha dp?

  22. Olá, cursei um técnico em mecatrônica a muito tempo atrás mas não fiz estágio durante o curso. Mas 1 ano depois consegui um estágio e permaneci na mesma empresa por vários anos, inclusive com o cargo de técnico, sem me preocupar com o diploma. Agora estou desempregado e o diploma seria importante, a pergunta é consigo mesmo depois de muito tempo solicitar o diploma de técnico junto a instituição? O estágio está documentado até em minha carteira de trabalho.
    Desde já agradeço a atenção

    1. Olá Bruno, não sabemos responder essa questão. O correto seria ir até a Escola para saber se podem validar com o registro que possui relativo ao período que trabalhou na área.

  23. Minha Esposa Encerrou o estagio de Radiologia , a faculdade termina em 3 meses , ela ja pode trabalhar na area ? Ou tem que aguardar colação de Grau?

    1. Olá Renan, acreditamos que já possa buscar uma oportunidade na área em que está se formando. Para ser estagiária precisaria estar matriculada e frequentando aulas. Boa sorte para ela!

  24. estou cursando tec. em adm, vou me formar agora em junho/19 meu contrato acaba quando meu curso de tec. em adm acaba, se eu fizer um curso similar como tec. em secretariado, posso renovar o meu contrato ou fazer um novo? É estágio concursado.

    1. Olá Dalas, você pode ser estagiário enquanto estiver regularmente matriculado e frequentando aulas no Ensino Médio ou Superior. Existe apenas o limite máximo de estágio, 2 anos, na mesma Empresa. Caso exceda este prazo, não tem mais como ser estagiário na mesma Empresa, mesmo que em outro curso. Para mais detalhes sobre os direitos dos estagiários acesse: https://www.estagiarios.com/direitosdoestagio.asp

  25. Eu já fiz meu estágio obrigatório no começo da minha faculdade, hoje eu ainda não terminei ela, mas surgiu uma oportunidade boa de estagiar novamente na área que eu quero. Posso fazer o estágio pela segunda vez no mesmo curso ?

    1. Olá Andrey, sim! Você pode ser estagiário enquanto estiver regularmente matriculado e frequentando aulas no ensino médio ou superior, inclusive pós graduação.

  26. Olá. Estou no último ano de graduação e gostaria de participar de um estágio que tem um plano que ultrapassa minha formação (me formo em jan2020, precisam de formandos de dez2020) .Então eu poderia pegar uma dp somente no segundo semestre e fazer esse estágio, ou precisaria de dependencias no primeiro e segundo semestre de 2020?

    1. Olá Ana, não indicamos pegar DP para permanecer como estagiária em uma Empresa. O correto é que se enquadre nos requisitos. Vale ressaltar ainda que, se conseguir se destacar neste período, pode até ser efetivada antes. 😉

  27. Olá, estou no último semestre do curso de Pedagogia, realizando os estágios obrigatórios, os quais não conseguirei concluir neste semestre, pois não posso ultrapassar 6 horas por dia. Assim não cumprirei a carga horária total do estágio.

    Na impossibilidade de terminar os estágios agora, e na falta do diploma, tenho direito pelo menos a um certificado de conclusão do curso, para que eu possa participar de processos de seleção para vagas que exigem a formação de graduado?

    1. Olá Ângelo, precisa verificar com a Instituição de Ensino se darão o Certificado sem a conclusão das horas de estágio obrigatório. Com relação ao estágio após a conclusão do curso, para finalizar as horas de estágio obrigatório, temos a seguinte resposta: 24. É possível contratar, como estagiário, um estudante que terminou o curso? Sim, desde que o Aluno não tenha cumprido o total da carga horária de estágio obrigatório para a certificação no curso; nestes casos, a contratação deverá ter por base a declaração da Instituição de Ensino atestando a necessidade e a carga horária faltante. A vigência do Termo de Compromisso de Estágio não poderá ultrapassá-la. https://www.estagiarios.com/faqalunos.asp

  28. Olá.
    Concluí meu curso Técnico Mecatrônica em 2016 já entreguei meu estágio obrigatório também. Gostaria de saber se posso novamente fazer estágio em outra empresa já com contrato pré definido de 1 ano?

    1. Olá Cristiane, para ser estagiária você precisa estar regularmente matriculada e frequentando aulas no Ensino Médio ou Superior pois a Escola também precisa assinar o Contrato de Estágio.

  29. Boa tarde!!
    Estou prestes a ingressar em uma graduação de Gestão de RH. Não tem estágio obrigatório e vou conciliar com meu trabalho de telemarketing em uma Universidade, que é justamente quem me concede a bolsa integral. Enfim, não terei como estagiar, mesmo querendo.
    Gostaria de saber como está o cenário do mercado para profissionais formados nessas circunstâncias. Pois estarei formada, sem experiência.
    Qual seria um conselho de vocês nesses casos?

    Agradeço desde já.

    1. Olá Tatiana, não temos como precisar… o mercado muda constantemente e depende de muitas variáveis. Claro que experiência na área ajuda como diferencial numa seleção. Talvez tenha que decidir, em algum momento, qual a melhor opção para você.

  30. Termirei técnico em mecatrônica em setembro de 2018; em maio de 2019 consegui um emprego de mecânico (que tem muito haver com a área). Será que consIgo meu diploma somente exercendo minha função de mecânico?

    1. Olá Erick, se entendemos a sua pergunta, não. Para receber o diploma você precisa frequentar o curso numa Instituição de Ensino.

  31. Eu estou prestes a terminar o curso de educação física, mas não pude realizar um dia dos estágios, enquanto o outro eu comecei tarde demais para terminá-lo no prazo. Mesmo depois de ter fechado todas as matérias, eu poderei cumprir, normalmente, a carga horária após as férias ou terei que refazer o último período e ainda terei que recomeçar o estágio que eu já estou fazendo, tudo de novo?

    1. Olá AB, segue informação sobre o seu questionamento: 24. É possível contratar, como estagiário, um estudante que terminou o curso?
      Sim, desde que o Aluno não tenha cumprido o total da carga horária de estágio obrigatório para a certificação no curso; nestes casos, a contratação deverá ter por base a declaração da Instituição de Ensino atestando a necessidade e a carga horária faltante. A vigência do Termo de Compromisso de Estágio não poderá ultrapassá-la. https://www.estagiarios.com/faqalunos.asp

  32. Olá, terminei o ensino médio ano passado, mas faço cursinho – pra entrar na faculdade -, e curso de inglês (na faculdade), eu posso fazer estágio?

    1. Olá Amanda, somente podem ser estagiários alunos regularmente matriculados no Ensino Médio ou Superior… cursos profissionalizantes ou cursinhos pré vestibular não assinam contrato de estágio como Instituição de Ensino.

  33. ola, terminei minha graduação em engenharia fiz um o estagio obrigatorio, porem mas para mim não foi o suficiente.
    Agora to fazendo uma pos gradução gostaria de saber se posso estagiar? se caso for sim, quais os documentos?

    1. Olá Klessio, sim… você pode estagiar fazendo pós graduação. A forma de contratação é a mesma que foi usada quando era universitário, ou seja, baseada na Lei do Estágio em vigor.
      10. Quais são os cursos e programas abrangidos pela educação superior?
      I – cursos seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;
      II – de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;
      III – de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino;
      IV – de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino (art. 44 da Lei 9.394/96).
      https://www.estagiarios.com/noticias_view.asp?id=59&T=A

  34. Sou graduada em pedagogia, mas não tenho experiência na área e o meu estágio foi bem básico na época. Gostaria de uma oportunidade de estágio na minha área. Nesse caso, cursando uma pós graduação, posso me candidatar a uma vaga de estágio como NÃO OBRIGATÓRIO?

    1. Olá Michele, sim… você pode estagiar fazendo pós graduação. A forma de contratação é a mesma que foi usada quando era universitária, ou seja, baseada na Lei do Estágio em vigor.

      10. Quais são os cursos e programas abrangidos pela educação superior?
      I – cursos seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;
      II – de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;
      III – de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino;
      IV – de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino (art. 44 da Lei 9.394/96).

      https://www.estagiarios.com/noticias_view.asp?id=59&T=A

  35. Olá,

    Estou no último semestre de Engenharia de Produção e ainda não consegui o estágio obrigatório, até porque eu já trabalho de carteira assinada já só que em uma área diferente. Sendo que eu tenho que puxar essa disciplina de estágio agora nesse semestre.

    O que fazer nesse caso ? Não posso largar esse emprego até pq dependo dele pra sobreviver e msm assim não consigo o estágio tbm.

    1. Olá Vitor, a melhor forma de resolver isso é conversando com a Instituição de Ensino. Se na grade curricular estiver previsto estágio obrigatório para formação no curso, teria de fazer esse estágio para receber o diploma.

  36. Olá fui estagiário de uma empresa onde cheguei a concluir meu primeiro curso no ano de jan/2017~dez/2018 (período de 2 anos). Nesse ano comecei a minha segunda graduação em uma outra área (outra instituição também) e estou trabalhando em uma outra empresa. Gostaria de saber se eu posso voltar a estagiar novamente na empresa onde eu fiz meu estágio?

  37. Gostaria de tirar uma dúvida. Estava fazendo a 1 parte do meu estágio obrigatório (trabalho digitado) em uma empresa, porém fui demitida e a faculdade me deu 2 opções, conseguir a autorização da empresa para continuar usando as Info deles ou arrumar ou começar do zero em outra empresa. Consegui a 1 opção, estava tranquila, porém quando voltamos das férias arrumei outro estágio, e recebi a notícia de que como já estava estagiando em outro lugar não poderia terminar o estagio naquela antiga empresa, e sim começar do 0!, pois se estivesse desempregada poderia. Segundo eles, tudo isso esta especificado nos artigos do regulamento de estágio, queria saber se é correto da parte deles fazer isso, obrigar alguém a refazer tudo porque foi demitido e arrumou outro estágio, e outra, ao invés de ter o prazo de 1 ano como todos terei que fazer tudo em questão de 2 meses. Me ajudem por favor!! OBS.( nesta faculdade o relatório de estágio é dividido em 2 partes, cada parte realizamos em 1 semestre)
    Obrigada!!

    1. Olá Ester, a Lei do estágio não veta fazer 2 estágios ao mesmo tempo… ela limita a carga horária total de estágio em até 06 horas/dia e 30 horas/semana para não atrapalhar os seus estudos.

      “CAPÍTULO IV – DO ESTAGIÁRIO

      Art. 10º A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso, ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar:

      I – 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos;
      II – 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.”

      https://www.estagiarios.com/legislacaodeestagio.asp

      Para mais detalhes sobre os direitos dos estagiários acesse:

      https://www.estagiarios.com/direitosdoestagio.asp

  38. Olá, eu estou matriculada para iniciar meus estudos a partir de janeiro de 2020. Como já estou matriculada na faculdade posso procurar estágio ou preciso esperar até janeiro?

    Obrigada!

  39. Olá gostaria de uma informação,,, me formei técnico a 5 anos atrás,, não trabalho na área,,, ainda posso fazer. Estágio???

    1. Olá Rafael, segue resposta ao seu questionamento:
      24. É possível contratar, como estagiário, um estudante que terminou o curso?
      Sim, desde que o Aluno não tenha cumprido o total da carga horária de estágio obrigatório para a certificação no curso; nestes casos, a contratação deverá ter por base a declaração da Instituição de Ensino atestando a necessidade e a carga horária faltante. A vigência do Termo de Compromisso de Estágio não poderá ultrapassá-la.
      https://www.estagiarios.com/faqalunos.asp

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.