Estágio em escritório de advocacia: como contratar com eficiência?

estagio em advocacia
4 minutos para ler

O estágio em escritório de advocacia pode ser uma excelente oportunidade para aumentar a equipe, dividir tarefas e melhorar a produtividade do negócio. Além disso, será significativo para a experiência e a formação de jovens estudantes.

Entretanto, como a área de direito tem as suas particularidades, é importante estabelecer um processo seletivo adequado para contratar profissionais alinhados com as necessidades do escritório e com o perfil da equipe. 

Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura e veja algumas dicas antes de contratar um estagiário!

Trace o perfil desejado para o estágio em escritório de advocacia

Um dos primeiros passos para contratar um estagiário é definir o perfil desejado para a função. Essa atitude será positiva para guiar o processo seletivo e fazer um filtro inicial.

O jovem estudante não precisa ter experiência anterior, afinal, o objetivo dessa modalidade de trabalho é justamente a vivência profissional. Contudo, é necessário ter em mente quais atividades serão realizadas, as principais habilidades comportamentais e as técnicas que ele deve ter de acordo com as características do escritório.

Além disso, há a possibilidade de contratar estagiários com uma formação mais avançada e que tenham carteira de estagiário da OAB. Tal fato permitirá uma atuação mais ampla, uma vez que ele poderá realizar algumas atividades diferenciadas sob a responsabilidade de um advogado. 

Pense nas etapas do processo seletivo

O recrutamento para o estágio em escritório de advocacia pode envolver mais de uma etapa, e quanto mais precisas e detalhadas elas forem, maiores são as chances de uma contratação eficiente

Powered by Rock Convert

Além da divulgação da vaga e da análise de currículo, inclua etapas de entrevistas e testes para avaliar o perfil dos interessados. Verificações de escrita e de interpretação de textos, por exemplo, podem ser significativos para a área. Assim, você conseguirá observar as habilidades do candidato para interpretar uma decisão ou contrato e a forma como ele transmite uma opinião. 

Escolha bons locais para divulgar a vaga

Esse é um passo importante para a contratação de estagiários. Sendo assim, não deixe a divulgação restrita ao site do escritório ou a murais de faculdade, busque canais online, redes sociais e bancos de vaga para ampliar o alcance.

Hoje em dia, é possível contar com empresas especializadas na gestão e no recrutamento de estagiários, o que se torna positivo para ter um volume maior de interessados alinhados com o perfil da vaga e para encontrar possíveis talentos mais rapidamente. 

Avalie o comportamento do candidato

É fundamental analisar o comportamento e a desenvoltura dos candidatos durante conversas telefônicas e entrevistas para identificar se eles apresentam o perfil adequado. Observe a comunicação, o comprometimento com horários, sinais de nervosismo e ansiedade, entre outros fatores. 

Uma dica para a etapa da entrevista é fazer perguntas que simulem a rotina do escritório de advocacia. Dessa forma, você poderá avaliar o interesse da pessoa sobre a função e como ela se sairia com prazos, organização de documentos, trabalho em equipe etc. A atitude também será relevante para alinhar as expectativas do jovem estudante, o que evita problema com falta de motivação logo no início do contrato.

Essas são algumas dicas para implantar estágio em escritório de advocacia. Ao definir o perfil da vaga e realizar um bom processo seletivo, com a busca em canais adequados e uma avaliação comportamental aprofundada, você aumentará as chances de contratar bons profissionais para a função.

Precisa de um estagiário para o seu escritório? O site Estagiarios.com ajuda você a selecionar os melhores candidatos. Entre em contato!

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.