O que é onboarding de colaboradores e quais são seus benefícios?

onboarding
7 minutos para ler

Onboarding de colaboradores é uma ferramenta de RH para integrar os recém-contratados. Ela é utilizada para explicar o funcionamento da empresa, objetivos, valores, apresentação da equipe, entre outras informações.

Você tem dúvidas sobre o que é onboarding de colaboradores? Muitas organizações já adotam essa prática, que está relacionada à integração de novos profissionais e é positiva para os dois lados.

Além de fazer um bom processo seletivo para encontrar os melhores talentos, é importante integrá-los. Trata-se de explicar o funcionamento da empresa, esclarecer as principais dúvidas e fornecer uma recepção mais amigável, o que contribuirá para uma adaptação mais rápida e para a produtividade dos recém-contratados.

Neste post, vamos explicar em detalhes o que é onboarding de colaboradores, os benefícios que ele pode trazer para o negócio e como aplicá-lo corretamente. Continue a leitura e aprenda!

O que é onboarding de colaboradores?

Onboarding de colaboradores é uma estratégia de RH para integrar os novos profissionais que chegam à empresa. Com essa ferramenta é possível apresentar a equipe, explicar melhor os objetivos e os valores da companhia, o organograma, os principais processos e tarefas, entre outras informações.

Alguns gestores focam apenas no recrutamento e deixam o onboarding de lado. Porém, é recomendado dar atenção às duas etapas e investir na integração dos contratados, tanto os efetivos quanto os estagiários. Assim, eles conseguirão atuar de maneira mais satisfatória, já que estarão por dentro das regras e da rotina do negócio.

A estratégia adapta os profissionais à cultura organizacional e contribui para o engajamento deles, mas é necessário fazê-la corretamente para alcançar bons resultados. Além do planejamento, isso passa pela escolha de técnicas adequadas para realizar a orientação, a supervisão, o acompanhamento e o treinamento dos novos contratados.

Quais são os principais benefícios?

Até aqui, já deu para entender um pouco sobre o que é onboarding, certo? Agora, conheça os principais benefícios dessa estratégia!

Engajamento

Com o processo de integração, os colaboradores conseguem entender mais facilmente quais são os objetivos da companhia e qual o papel deles para alcançá-los. O engajamento da equipe ainda contribui com a retenção de talentos e a queda da rotatividade.

Recepção e socialização de novos colaboradores

O processo de chegada e ambientação a uma nova empresa é sempre delicado, especialmente para aqueles menos experientes, como os estagiários. Nos primeiros dias, é comum haver dúvidas sobre as áreas, o funcionamento do escritório, o nome dos membros da equipe, entre outros pontos. Diante disso, o onboarding facilita a socialização do novo colaborador e pode fazê-lo se sentir bem recebido.

Produtividade

Os recém-contratados podem demorar semanas ou meses para se acostumarem com o ambiente de trabalho e com a rotina corporativa. Nesse contexto, é vantajoso investir em onboarding para reduzir o período de adaptação e garantir a produtividade do profissional.

Powered by Rock Convert

Diminuição da rotatividade

A alta rotatividade é uma preocupação de muitos gestores porque a situação afeta as finanças da empresa e a produtividade do time. Mas fazer o onboarding vai permitir que você diminua esse problema (principalmente nos primeiros meses de contrato de um profissional) e retenha talentos.

Uma vez que o colaborador estará mais adaptado com as atividades, com a equipe e com os objetivos do negócio, a tendência é que isso contribua para manter o engajamento e a satisfação dele.

Como aplicar o onboarding na empresa?

Depois de entender o que é onboarding de colaboradores e os benefícios da estratégia, é hora da ação. Embora seja mais comum em grandes organizações, ele pode ser aplicado em negócios de variados portes. Sendo assim, analise as características da empresa e veja quais procedimentos são mais adequados.

Uma das dicas é começar a aplicá-lo antes mesmo da chegada do novo profissional. Aproveite o momento do processo seletivo para deixar claros os principais objetivos e valores da companhia. Dessa forma, os candidatos ficam cientes do que se espera deles e veem se estão alinhados com isso.

Veja agora outras atitudes indicadas para um bom onboarding!

Utilize o método dos 4Cs

Os 4Cs dizem respeito a quatro fatores que são relevantes para a integração: conformidade, clarificação, cultura e conexão. Ao montar a estratégia, tenha em mente que o colaborador deve percorrer o processo como se fosse uma pirâmide:

  • conformidade (base) — a integração precisa focar nas políticas internas e no código de ética da empresa;
  • clarificação — deve-se esclarecer sobre as funções do novo colaborador e as expectativas da empresa sobre a atuação dele;
  • cultura — apresentação da missão, dos valores e do clima organizacional;
  • conexão (topo) — são ações que devem favorecer as relações interpessoais entre o recém-chegado e o restante da equipe.

É necessário pensar em uma estratégia para cada fase. A conformidade pode ser feita, por exemplo, por meio de uma apresentação com vídeos e fotos logo no primeiro dia de trabalho. Já para a conexão, a dica é investir em eventos sociais ou estratégias de comunicação que facilitem a integração da equipe.

Promova atividades para integração

O onboarding pode se valer de diversas ferramentas, mas a escolha depende das características da empresa, do orçamento para a ação e do perfil dos colaboradores. Algumas ideias para isso são:

  • área de trabalho — antes de o profissional chegar à empresa, organize o local de trabalho dele com todos os equipamentos e materiais necessários para a função;
  • guia de integração — durante a etapa de contratação, você pode enviar um guia ou manual por e-mail com informações úteis sobre a organização;
  • kit boas-vindas — você pode providenciar um kit com caderno, caneta, caneca e outros itens para deixar a recepção mais agradável;
  • apresentação — prepare slides, vídeos ou uma breve apresentação verbal para explicar o funcionamento da empresa, a missão, os valores, a cultura etc.;
  • tour guiado — a ideia é acompanhar o novato pelo local de trabalho para apresentar as áreas e o time;
  • mentoria — é importante que você ou algum supervisor atue como mentor para auxiliar o recém-contratado nos primeiros dias e esclarecer eventuais dúvidas;
  • treinamentos — oferecer treinamentos é positivo para aprimorar as habilidades do profissional, atualizá-lo, explicar os procedimentos da companhia, entre outros pontos;
  • eventos — são ótimos para a socialização da equipe e para manter um ambiente saudável e produtivo.

Elabore um cronograma

Após definir as melhores atividades, estabeleça um cronograma para executar o onboarding de colaboradores de forma acertada. Como você pôde perceber no tópico anterior, há estratégias que são adotadas antes da chegada do trabalhador na empresa, e outras que podem acontecer ao longo das primeiras semanas.

Estabeleça métricas de avaliação

É importante acompanhar a estratégia de onboarding para analisar se ela está alcançando os resultados desejados, com influência positiva na atuação dos profissionais, e articular mudanças caso sejam necessárias.

Verifique se houve redução no tempo de adaptação dos trabalhadores e na rotatividade, aumento de produtividade, melhorias no clima organizacional, entre outros aspectos. Além disso, você pode colher feedback dos envolvidos sobre o processo de integração para avaliar a experiência e a opinião deles acerca das atividades realizadas.

Agora que você sabe o que é onboarding de colaboradores e tem dicas de como aplicá-lo, poderá aproveitar esse instrumento poderoso para o engajamento, a motivação e o desempenho da equipe. Analise as técnicas listadas acima e veja quais são as mais adequadas à realidade do seu negócio.

Vai aumentar a equipe e precisa de ajuda nessa missão? Entre em contato e conheça as soluções de recrutamento e seleção do Estagiarios.com.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.