Você já ouviu falar em onboarding de colaboradores? Ele é aplicado em muitas organizações e está relacionado à integração de novos funcionários.

A estratégia é positiva para os dois lados. A empresa tem a chance de explicar o funcionamento das áreas e de fortalecer o engajamento dos novos profissionais. Já o recém-contratado pode esclarecer as principais dúvidas e ter uma recepção mais amigável.

Neste post, você vai aprender o que é onboarding de colaboradores e conhecer os benefícios que ele pode trazer para o negócio. Boa leitura!

O que é onboarding de colaboradores?

O processo de contratação é uma etapa extremamente importante. Nele, os profissionais de RH e os gestores devem selecionar os melhores candidatos para garantir o bom desempenho da equipe.

Passado esse momento, outra fase que também tem grande relevância é a integração dos funcionários. Para que os recém-chegados (profissionais efetivos ou estagiários) consigam atuar de forma mais satisfatória, eles precisam entender o funcionamento, os valores e os objetivos do negócio. 

Nesse sentido, o onboarding se torna uma ferramenta estratégica na gestão de pessoas. Ele está relacionado ao processo de integração de novos colaboradores, a fim de adaptar os profissionais à cultura organizacional. Sua base é formada por quatro pontos essenciais: orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento.

Quais os principais benefícios?

Até aqui, já deu para notar que vale a pena investir em onboarding de colaboradores, certo? Agora, entenda melhor os benefícios dessa estratégia!

Engajamento

Com o processo de integração, os funcionários conseguem entender mais facilmente quais são os objetivos da companhia e qual o papel deles para alcançá-los. O engajamento da equipe ainda contribui com a retenção de talentos e a queda da rotatividade.

Recepção e socialização de novos colaboradores

A chegada e a ambientação a uma nova empresa é sempre um momento delicado, especialmente para aqueles menos experientes, como os estagiários. Nos primeiros dias, é comum haver dúvidas sobre as áreas, o funcionamento do escritório, o nome dos funcionários da equipe, entre outros pontos.

Diante disso, o onboarding facilita a socialização do novo colaborador e pode fazê-lo se sentir bem recebido.

Produtividade

Os funcionários recém-contratados podem demorar semanas ou meses para se acostumarem com o ambiente de trabalho e com a rotina corporativa. Por isso, muitos gestores investem em onboarding visando reduzir esse período de adaptação e garantir a produtividade do profissional.

Como aplicá-lo na empresa?

Embora seja mais comum em grandes organizações, o onboarding de colaboradores pode ser aplicado em negócios de variados portes. Contudo, para ter sucesso com a ação, é preciso fazer um planejamento.

O onboarding pode começar antes mesmo da chegada do novo profissional. É importante deixar claro os principais objetivos e valores da companhia já no processo de seleção. Dessa forma, os candidatos ficam cientes do que se espera deles e veem se estão alinhados com a empresa.

Após a seleção, algumas ferramentas para fazer integração de colaboradores são:

  • área de trabalho — antes de o profissional chegar à empresa, organize o local de trabalho dele com todos os equipamentos e materiais necessários para a função;
  • guia de integração — durante a etapa de contratação, você pode enviar um guia ou manual por e-mail com informações úteis sobre a organização;
  • kit boas vindas — você pode providenciar um kit com caderno, caneta, caneca e outros itens para deixar a recepção mais agradável;
  • apresentação — prepare slides, vídeos ou uma breve apresentação verbal para explicar o funcionamento da empresa, a missão, os valores, a cultura etc.;
  • tour guiado — a ideia é acompanhar o novo funcionário pelo local de trabalho para apresentar as áreas e a equipe;
  • mentoria — é importante que você ou algum supervisor atue como mentor para auxiliar o recém-contratado nos primeiros dias de trabalho e esclarecer eventuais dúvidas;
  • treinamentos — investir em treinamentos é positivo para aprimorar as habilidades do profissional, atualizá-lo, explicar os procedimentos da companhia, entre outros pontos.

Quando bem aplicado, o onboarding de colaboradores é um instrumento poderoso para o engajamento, a motivação e o desempenho da equipe. Sendo assim, analise as técnicas listadas acima e procure elaborar um processo de integração em sua empresa.

Já realiza onboarding de funcionários? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva nos comentários!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Powered by Rock Convert