As etapas do processo de contratação são uma incógnita para muitos empreendedores e profissionais liberais que precisam lidar com essa tarefa para garantir o crescimento do negócio. Você também passa por isso?

Médias e grandes empresas contam com profissionais, ou consultorias, especializadas em recrutamento. Já os empreendedores, geralmente, realizam essa e outras funções do negócio sozinhos.

Sendo assim, entender como funciona o processo de contratação vai ajudar você a executar a atividade mais rapidamente e a encontrar o profissional ideal para a equipe. Para isso, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Definição do cargo

Uma das principais etapas do processo de contratação é a definição do cargo e a modalidade de contrato. Há diversas formas de contrato de trabalho — funcionários efetivos, jovem aprendiz, estagiários, trainee, entre outros. Você precisa saber qual delas é mais adequada à realidade do seu negócio.

Se o objetivo for contar com uma pessoa experiente em determinada função para atuar em tempo integral, a contratação pode ser em regime CLT. Se a ideia for dividir algumas tarefas e compartilhar conhecimento na área, contratar um estagiário pode ser uma boa opção.

Descrição da vaga

Após a definição do cargo, é necessário fazer a descrição da vaga. Aqui, serão incluídas todas as informações relevantes para a seleção. Entre elas, os conhecimentos e habilidades que o candidato deve ter, a formação e as principais atividades da função.

Quanto mais completa for a descrição da vaga, melhores serão as chances de encontrar candidatos alinhados com o perfil dela.

Divulgação da vaga

Essa é mais uma etapa importante do processo de contratação. Ela deve ser cumprida com atenção para garantir a boa visibilidade do anúncio e a atração de profissionais qualificados.

A divulgação da vaga pode ser feita pelo site da empresa, em redes sociais profissionais (como o LinkedIn), em murais da faculdade ou em banco de vagas online. Esta última é uma estratégia interessante, pois aumenta o alcance de seu anúncio.

Triagem de currículos

Nessa fase, será necessário analisar os currículos dos candidatos e definir quais atendem aos pré-requisitos do cargo.

Dependendo da quantidade de interessados e das ferramentas utilizadas na seleção, esse passo pode ser um pouco demorado. Se você optar pelo envio de currículo por e-mail, por exemplo, precisará separar algumas horas para conferir todos os arquivos e identificar os candidatos mais adequados.

Os portais especializados em bancos de currículos e vagas são positivos para otimizar o recebimento e a triagem de currículos. Eles contam com tecnologias que filtram os documentos de acordo com as características da vaga.

Realização de entrevistas

Esse é o momento de conhecer melhor os candidatos e confirmar as informações do currículo. É uma oportunidade de esclarecer dúvidas, avaliar se o candidato está alinhado com os objetivos da empresa e se apresenta as habilidades necessárias para a função.

A entrevista pode ser presencial, por telefone ou online. Caso o número de candidatos seja grande, você também pode aplicar testes e dinâmicas para filtrar os concorrentes e selecionar os mais qualificados para a entrevista presencial.

Contratação

Os documentos para essa etapa serão diferentes, conforme a forma de trabalho. A contratação de um profissional efetivo, por exemplo, deve seguir as normas trabalhistas.

Para formalizar a contratação de um estagiário, será feito com um Termo de Compromisso de Estágio. No documento, constarão os dados da empresa, os objetivos do estágio, o horário de trabalho, o valor da bolsa-auxílio, entre outras informações.

Além disso, é obrigatório providenciar um seguro de acidentes pessoais para estagiários. Se quiser otimizar essa fase, você pode contar com uma empresa especializada na contratação de estagiários.

Essas são as principais etapas do processo de contratação. Realizar cada uma delas com atenção fará muita diferença lá na frente, já que uma boa equipe contribui significativamente para o sucesso do negócio. Esperamos que o texto tenha esclarecido suas dúvidas sobre o assunto!

Precisa de uma empresa para auxiliar você nas etapas do processo de contratação de estagiários? Entre em contato e conheça melhor os nossos serviços.

Powered by Rock Convert