Encontre a Persona ideal para a sua empresa!

Persona
4 minutos para ler

Se te pedisse para descrever o cliente ideal de sua empresa, o que diria?

Muitas marcas não sabem bem como definir seus consumidores e resumi-los em um cliente ideal para que possam traçar estratégias com base em suas necessidades e desejos. E isso é um grave problema!

Conhecer o público com o qual vai trabalhar é essencial para conseguir escolher suas ações e garantir um bom retorno, conversão e fidelização.

A melhor e mais simples maneira de colher todos esses benefícios é através do desenvolvimento de uma persona! Venha conhecer tudo o que precisa sobre essa estratégia e elevar o nível da sua empresa!

Boa leitura!

O que é persona?

Você com certeza conhece bem seu melhor amigo, certo? Sabe sobre seus gostos e preferências e por isso tem facilidade em escolher um presente de aniversário para ele, por exemplo.

Imagine o quão bom seria se tivéssemos o mesmo conhecimento sobre os nossos clientes. Pois é exatamente isso que a persona vai fornecer.

Podendo ser definida como o cliente ideal de uma empresa, a persona vai representar os consumidores da marca os unindo através de características comuns em uma única figura. Isso ajuda as empresas a terem maior controle sobre o que precisam fazer e também um conhecimento mais aprofundado nas necessidades desse público.

Por ser construída inteiramente com base em dados reais dos consumidores, a persona é uma ferramenta extremamente confiável e muito útil, agindo realmente como um cliente consultor disponível o tempo todo para a marca.

Entretanto, essa verossimilhança da persona é o que a faz incrível e também é sua maior dificuldade. Isso pelo motivo de que, para que ela seja confiável, é preciso dedicar tempo e esforço para achar as informações pertinentes.

As formas de fazer isso são muitas, mas normalmente as empresas seguem por dois caminhos. Ou elas entrevistam uma amostra do público para coletar dados, ou então vão em busca de bancos de informações online como o Google Analytics, Facebook Insights e Google Trends.

Não há um certo e um errado, assim como ambas as estratégias podem coexistir. Tudo depende da realidade de cada empresa.

A partir de tais informações, a marca poderá preencher o template de persona da sua empresa. Ele conterá informações como nome, idade, gênero, profissão, necessidades, dores, objetivos, objeções a marca, empresas que admira, canais de comunicação que mais usa, entre outras.

Vale ressaltar também que dificilmente uma empresa terá apenas uma persona, afinal os clientes podem ser muitos e diversos. Assim, uma boa média é calculada em cerca de 2 a 4 personas por marca. Isso ajudará a abranger todos os consumidores e ainda manter o uso das personas viável.

Agora que já sabemos todas as definições desse cliente ideal, fica a pergunta: mas como a persona vai ajudar minha empresa?

É isso que vamos descobrir!

Como as personas ajudam minha empresa?

Se você já teve um mínimo contato com marketing digital, com certeza já passou por alguma estratégia que pedia algo como “conheça seu cliente”.

Isso porque a base dessas ferramentas é exatamente esse conhecimento aprofundado sobre o público, que vai fornecer as informações necessárias para saber se está seguindo pelo caminho correto.

De nada adiantaria investir tempo, dinheiro e esforço em uma campanha de anúncios no Facebook se seus clientes usam apenas o Twitter.

Parece algo simples de se deduzir, mas sem um conhecimento completo dos clientes, erros como esse se tornam comuns. Por isso, desenvolver uma persona é essencial para que possa escolher os melhores caminhos e traçar os melhores planos, tendo uma garantia de retorno.

Conclusão

Desenvolver uma persona para a sua empresa é a chave para conseguir escalar os resultados e chegar mais longe. Ainda que dê certo trabalho para estruturá-la, veja que esse cliente ideal é um investimento que levará para a vida toda! E então, agora que já sabe o que tem que fazer, o que está esperando para começar?

Você também pode gostar

Deixe um comentário