Saiba como fazer a redução de custos na empresa!

redução de custos
4 minutos para ler

A gestão financeira é um desafio para muitos empreendedores, e em alguns casos é preciso fazer redução de custos na empresa para não ficar com dívidas e alcançar a lucratividade. Porém, tenha em mente que o processo deve começar com um bom planejamento para não perder a eficiência e a credibilidade dos serviços oferecidos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira as estratégias que você pode implementar!

Faça um planejamento

Como adiantamos, o primeiro passo para promover uma redução de custos eficaz é analisar as características da empresa para fazer alterações sem comprometer a produtividade do negócio. Verifique todos os processos e tarefas e descubra o que é possível modificar para ter economia.

Você não precisa realizar todas as mudanças de uma hora para outra. O ideal é estipular metas e prazos para implementá-las de forma adequada.

Negocie com fornecedores

Uma das táticas para equilibrar as finanças da empresa é negociar com os seus fornecedores. Se você tiver um bom relacionamento com eles, pode solicitar um aumento de prazo para pagamento, redução de preços, entre outras ações.

Caso não tenha um retorno positivo, talvez seja interessante trocar de fornecedor. Entretanto, não se deixe levar apenas pelo preço das empresas concorrentes. Para identificar o melhor custo-benefício, é fundamental considerar a qualidade dos produtos, a pontualidade na entrega e a reputação das potenciais parceiras.

Analise as despesas da empresa

Gastos com luz, telefone e internet, água, material de escritório, entre outros, também podem entrar no planejamento para a redução de custos na empresa. Sendo assim, observe o consumo mensal e veja se consegue diminuir esses itens.

Powered by Rock Convert

Serviços de telefonia e internet são essenciais para qualquer empresa, e você não deve abrir mão deles, mas pode buscar pacotes mais atrativos e adequados ao seu uso com a operadora ou com empresas concorrentes.

Já a conta de luz pode ficar mais barata se houver uma simples mudança de hábitos na rotina de trabalho. Oriente a equipe a desligar os eletrônicos quando não estiverem em uso, apagar as luzes ao sair da sala etc.

Outra dica é em relação às despesas do escritório, especialmente com papel e tinta para a impressora. Se o gasto for alto, estipule estratégias para reduzi-lo. Você pode criar ações de comunicação e de conscientização ambiental para que os colaboradores evitem desperdício e só façam impressões em casos extremamente necessários.

Contrate estagiários

Aumentar a equipe pode parecer uma dica estranha quando se fala de redução de custos na empresa. Mas se você precisa de mão de obra para ampliar a produtividade do negócio, essa é uma boa estratégia.

A contratação de um estagiário é menos onerosa do que a de um profissional efetivo (já que não há encargos trabalhistas, como acontece em contratos CLT). Além do mais, pode ser uma boa solução para que você consiga dividir as tarefas e focar na gestão do negócio.

Para ter bons resultados com esse tipo de contratação, procure fazer um processo de recrutamento e seleção eficiente e se aprofundar na legislação que trata dessa modalidade de trabalho.

Essas são algumas dicas para a redução de custos na empresa. Ao colocá-las em prática, não se esqueça de incluir os colaboradores nesse processo. Afinal, a participação deles é fundamental para a economia de recursos e eles também podem contribuir com sugestões para essa missão.

Gostou das dicas? Quer ter acesso a outros conteúdos para ajudar na gestão do negócio? Então, assine a nossa newsletter para receber as próximas publicações!

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.