10 características que todo bom profissional tem

6 minutos para ler

Recrutar novos talentos é algo que requer não somente a capacidade de identificar um currículo, mas também o conhecimento das principais características de um bom profissional, além de um senso de avaliação de personalidade muito grande.

Realizar o processo de recrutamento e seleção de maneira correta será positivo para formar uma equipe produtiva, motivada e alinhada com os objetivos da empresa. Além disso, evita uma contratação equivocada e custos com rotatividade. Sendo assim, é preciso dar atenção a essa etapa do negócio.

Com o intuito de auxiliar nessa missão, listamos aqui 10 características dos profissionais de sucesso. Assim, você conseguirá identificar mais facilmente se o candidato tem o que é preciso para fazer a diferença em sua equipe. Continue a leitura e confira!

1. Organização 

Organização não é algo que está diretamente relacionado à competência, mas é uma ferramenta importante para que as tarefas do dia a dia tenham uma fluidez maior.

Dessa forma, prefira contratar alguém que tenha senso de organização, pois essas pessoas tendem a produzir mais e perdem menos tempo com coisas pequenas dentro da empresa.

Esse comportamento pode ser significativo especialmente entre os estagiários. Muitas vezes eles não contam com experiência profissional e apresentam dificuldades para conciliar compromissos, cumprir horários, organizar tarefas etc. Diante disso, durante a entrevista converse com o jovem estudante para avaliar essa habilidade. Caso seja necessário, você também pode investir em treinamentos e dicas para aprimorar essa questão. 

2. Empatia

Não há outro modo de trabalhar bem em equipe se não tendo empatia para com os colegas de trabalho. Saber se colocar no lugar das outras pessoas e querer que o grupo cresça unido é uma das características de um bom profissional que mais fazem a diferença nos resultados.

Isso porque a empatia permite um clima organizacional mais leve, e por consequência, uma equipe mais motivada e produtiva. Logo, é indispensável.

3. Proatividade 

Se antecipar aos problemas, não esperar que algo lhe seja solicitado e agir. Essa é uma das características de profissionais de sucesso com forte tendência para se tornarem líderes. 

Pessoas com essa personalidade enxergam oportunidades com mais facilidade, o que contribui para o desenvolvimento profissional delas e para o alcance de resultados. Portanto, valorize isso em seus candidatos e colaboradores.

4. Gosto por desafios

Demonstrar medo diante de um desafio é algo saudável, mas se recusar a encará-lo é preocupante. Se você identificar um candidato que encara os desafios e não teme a possibilidade de errar, você tem aí alguém que pode tomar as decisões mais difíceis no futuro, portanto, considere a sua contratação.

Para identificar essa característica, a dica é fazer perguntas sobre a trajetória profissional e os principais desafios na carreira, ou ainda investir em dinâmicas de grupo para avaliar o comportamento dos candidatos diante de desafios.

5. Foco em soluções

Existem dois tipos de profissionais: os que focam no problema e os que focam na solução. Se você mostrar um problema ao candidato e ele ficar preocupado com a sua causa e em como achar ou punir o culpado, você tem aí um colaborador pouco prático e pouco dinâmico.

Powered by Rock Convert

Por outro lado, se o candidato apresentar, logo de cara, hipóteses de como solucionar o problema antes que ele cause um efeito negativo à empresa, ou formas de evitar que isso aconteça novamente, sem dúvidas, você tem o tipo de pessoa que levará o time para frente.

6. Humildade

Pessoas que se acham donas da verdade podem causar conflitos na equipe e afetar o clima no ambiente de trabalho. Saber receber feedbacks positivos e negativos, ouvir sugestões dos colegas e considerar lições de quem já tomou decisões erradas e se arrependeu é um comportamento fundamental a todo e qualquer profissional.

Nesse sentido, é importante saber se o candidato é capaz de absorver, filtrar e pôr em prática o que aprendeu de bom. Essa não é uma das características mais requisitadas, mas quem tem humildade para reconhecer erros e saber ouvir, certamente, chegará mais cedo à excelência.

7. Resiliência

A resiliência é mais uma das características dos profissionais de sucesso. Ela está relacionada com a capacidade da pessoa em lidar com problemas e se adaptar a mudanças, sem deixar que essas situações afetem o lado emocional. 

Essa habilidade é significativa para a vida pessoal e profissional. Como a nossa trajetória não é feita somente de momentos felizes e caminhos livres, é importante conseguir encarar os obstáculos e se manter firme mesmo diante das adversidades. Por isso, a resiliência é bastante valorizada pelas empresas.

8. Honestidade e ética

Essas são características imprescindíveis para todo profissional. Mas não é difícil nos depararmos com pessoas que colocam os seus interesses acima de tudo, demonstrando atitudes egoístas e que podem prejudicar os outros.

Pode ser difícil identificar esses traços no momento da seleção, por isso é necessário confirmar as informações do currículo, buscar referências em empregadores anteriores e analisar a linguagem corporal durante a entrevista. Essas são estratégias que ajudam a avaliar se o candidato está falando a verdade ou não. 

Comportamentos desonestos e antiéticos podem se tornar um grande problema para o negócio. Sendo assim, é fundamental selecionar colaboradores que saibam trabalhar em equipe e respeitem as normas de convivência e os códigos de ética da companhia.

9. Vontade de aprender

Uma das características de um bom profissional é que ele não se acomoda na carreira e está sempre buscando novos conhecimentos, seja relacionado à atualização, seja a habilidade com um novo idioma, entre outras situações.

Pessoas com esse perfil são observadoras, proativas e têm interesse por coisas novas. Para avaliar se o seu candidato é assim, veja se ele dedica parte de seu tempo a atividades extracurriculares e ao voluntariado, ou se faz cursos frequentemente. Você também pode tentar descobrir essa qualidade conversando sobre hobbies, por exemplo. 

10. Criatividade

A criatividade é mais um traço interessante e que pode contribuir para os resultados do negócio. Ter pessoas criativas será positivo para encontrar soluções inovadoras, que muitas vezes podem ser mais sustentáveis e eficientes do que as ferramentas tradicionais. 

A formação e as competências técnicas são importantes para o trabalho, mas conhecer as características de um bom profissional e ficar de olho nelas no momento da seleção ajudará você a contratar colaboradores comprometidos e que contribuam mais ativamente com os resultados.

Achou este artigo interessante? Quer receber outros conteúdos sobre o assunto? Então, siga-nos nas redes sociais para não perder as próximas publicações. Estamos no Facebook e LinkedIn

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Um comentário em “10 características que todo bom profissional tem

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.