Entrevistar um candidato à vaga de emprego ou de estágio é um momento crucial da seleção. Afinal, é nessa etapa que você terá melhores condições de identificar se ele está alinhado com os valores da empresa e se tem as competências necessárias para o cargo.

É preciso ter certo conhecimento para deixar a pessoa que será entrevistada confortável, além de fazer as perguntas corretas e extrair o melhor dela. Diante disso, é comum que empreendedores ou profissionais com pouca experiência na área de Recursos Humanos fiquem com dúvidas sobre o assunto.

Por isso, separamos algumas dicas de como entrevistar um candidato de maneira eficiente. Continue a leitura e saiba mais!

1. Determine o perfil da vaga antes de entrevistar um candidato

Um passo significativo para um recrutamento de sucesso é conhecer o perfil do profissional de que a empresa precisa. Antes de iniciar o processo de seleção e entrevistar candidatos, elabore um descritivo do cargo com as principais características que o novo colaborador deve ter. Por exemplo:

  • experiência na área;
  • flexibilidade;
  • habilidade de comunicação;
  • organização;
  • bom relacionamento interpessoal.

Ao realizar essa etapa, você vai conseguir se preparar melhor e minimizar os riscos de uma contratação equivocada.

2. Analise o currículo do candidato com antecedência

Uma dica valiosa ao entrevistar um candidato é verificar o currículo dele com antecedência. Algumas pessoas deixam para fazer isso durante o encontro, o que não é indicado. Elas acabam dando uma olhada rápida e não checam todos os detalhes.

Sendo assim, procure avaliar o currículo dos candidatos com atenção. Se ficar com alguma dúvida, anote para esclarecê-la no momento da entrevista. Essa etapa é importante para analisar experiências anteriores, formação etc..

3. Deixe o entrevistado confortável

É natural que o nervosismo se manifeste nos candidatos durante um processo seletivo. Mas, você pode tomar algumas atitudes para minimizar esse desconforto e extrair todo o potencial da pessoa que será entrevistada.

Nesse caso, a recomendação é iniciar a conversa com o intuito de criar maior aproximação. Faça perguntas relacionadas ao clima, ao trânsito ou à facilidade para chegar até o local, por exemplo.

4. Esclareça os objetivos da empresa com a vaga

Outra atitude positiva para contratar profissionais alinhados com a organização é realizar um processo seletivo transparente. Tal fato evita problemas no futuro devido a profissionais desmotivados com a função.

Aproveite o encontro para esclarecer as atividades do cargo, forma de trabalho, valores da companhia, entre outras informações que considerar importante para a seleção. Durante a conversa, provavelmente, você perceberá se a pessoa está alinhada com esses fatores e se tem real interesse pela vaga.

5. Faça perguntas claras e objetivas

Com as perguntas ideais, será possível identificar o interesse do candidato pela empresa, além das suas principais características e habilidades. Ao perguntar sobre a última experiência de trabalho, por exemplo, você terá condições de cruzar as informações com os dados do currículo e analisar a veracidade delas.

Se quiser saber se a pessoa trabalha bem sob pressão, questione sobre os prazos e as tarefas do último cargo que ela ocupou. No caso de contratação de estagiário, em que geralmente o candidato não tem experiência profissional, faça perguntas sobre a vida acadêmica.

Entrevistar um candidato é uma tarefa que requer alguns cuidados. Ao seguir as boas práticas listadas acima, os seus processos seletivos serão mais acertados. Por fim, uma última dica é: dê um feedback a todos os participantes. A atitude demonstra respeito aos profissionais e fortalece sua marca empregadora.

Já realizou algum processo seletivo na sua empresa? Teve dificuldades durante a entrevista? Conte sobre sua experiência nos comentários!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Powered by Rock Convert