Advogado em home office: 7 dicas para gerenciar a rotina de trabalho em casa

advogado em home office
4 minutos para ler

Você trabalha como advogado em home office? Essa modalidade pode ser vantajosa para melhorar a sua qualidade de vida, já que evita estresse com deslocamento, e para reduzir gastos relacionados à manutenção de um escritório, por exemplo.

A estratégia ganhou muitos adeptos nos últimos tempos, inclusive no ramo da advocacia. Contudo, é fundamental aplicá-la com cuidado para manter a produtividade em alta e garantir bons resultados. Você sabe como fazer isso?

Neste post, separamos algumas dicas sobre o assunto. Confira!

Dicas de produtividade para advogado em home office

Muitas pessoas vêm adotando o modelo home office, mas nem todas elas conseguem se adaptar bem a essa rotina. Se você também tem essa dificuldade, considere as medidas abaixo para realizar as tarefas profissionais em casa de maneira eficiente.

1. Escolha um local reservado

Um dos primeiros passos é definir o seu local de trabalho. Ter um espaço reservado e com infraestrutura adequada — o que inclui iluminação, mobiliário e bom sinal de internet — é imprescindível para atuar como advogado em home office e manter o foco e a produtividade.

2. Defina um horário de trabalho

A jornada em home office pode ser mais flexível do que em um escritório. Mas se você precisa atender clientes, conversar com a equipe e contatar órgãos jurídicos, por exemplo, deve fazer isso em período comercial. Sendo assim, determine um horário para início e fim do trabalho (com pausa para o almoço) de acordo com a sua realidade profissional.

Ter uma rotina de trabalho bem definida deixará a sua família ciente de que naquele período a sua atenção estará voltada para os compromissos profissionais.

3. Estabeleça um fluxo de atividades

Uma dica para evitar a procrastinação e não ter uma queda na produtividade é definir um fluxo de atividades com as obrigações do dia e as prioridades de cada uma delas.

Você pode organizá-las em uma agenda, fazer listas ou utilizar programas específicos para gerenciamento, como o Trello. Essa tecnologia ainda ajuda a acompanhar o andamento do trabalho da equipe e os prazos.

Powered by Rock Convert

4. Invista em ferramentas de comunicação

Trabalhar fora do escritório pode ficar mais fácil com o auxílio de algumas ferramentas tecnológicas, indicadas principalmente se você precisa lidar com uma equipe.

Recomendamos o Slack, que funciona como um escritório virtual, e o Skype para bate-papo por mensagem ou vídeo. Ambos são positivos para delegar atividades, dar feedbacks, esclarecer dúvidas etc.

5. Evite distrações

Um dos desafios de trabalhar como advogado em home office é driblar as distrações do ambiente, como a movimentação de familiares, TV ligada, telefone etc. Por isso, ter um espaço reservado é essencial para manter a concentração em suas tarefas.

As distrações virtuais também podem ser um problema e afetar a produtividade. Nesses casos, a dica é desligar as notificações das redes sociais e estabelecer um período curto ao longo do dia para verificar as mensagens.

6. Adote uma plataforma para gestão jurídica

A área jurídica envolve uma infinidade de documentos, e é preciso deixá-los organizados para acessá-los com facilidade. Contar com ferramentas tecnológicas pode ajudar nisso.

Há softwares para gestão jurídica que são úteis para deixar os processos atualizados, acompanhar prazos, pagamentos de honorários etc., e você pode acessar as informações de qualquer local.

7. Informe o modelo de trabalho para os clientes

Ter um escritório digital não deve ser sinônimo de improviso. Portanto, crie um site para o negócio, e-mail profissional, entre outras estratégias que demonstrem credibilidade.

Além disso, mantenha a transparência sobre a modalidade de trabalho para que os clientes tenham segurança quanto ao atendimento. Caso seja necessário um encontro presencial, você pode recorrer ao coworking.

Dispor de um ambiente organizado e seguir uma boa rotina profissional são atitudes essenciais para um advogado em home office. Assim, você conseguirá manter a comunicação com a equipe, atender clientes e realizar as suas tarefas com eficiência.

Gostou do texto? Quer outras dicas para a sua carreira? Então, confira o nosso artigo que explica como se preparar para receber feedbacks dos colaboradores.

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.