Como se destacar em um processo seletivo de estágio?

processo seletivo
4 minutos para ler

O desejo de se destacar em um processo seletivo de estágio é comum a muitos jovens. Afinal, a oportunidade abrirá portas para o desenvolvimento da carreira e pode representar independência financeira.

Contudo, para conquistar uma vaga de estágio é preciso se preparar para enfrentar um processo seletivo concorrido e que, muitas vezes, inclui mais de uma etapa. Quer saber como fazer isso? Acompanhe o texto e veja as dicas que separamos sobre o assunto!

Conheça sua área de formação

Essa dica pode parecer um pouco desnecessária, mas muitos universitários não conhecem a fundo a área de formação e as possibilidades de carreira.

Pesquisar sobre o assunto é um ponto fundamental e que pode ser útil durante uma conversa com o recrutador. Além disso, a atitude é positiva para entender o perfil ideal para a profissão e o que você pode fazer para se sobressair na área, como investimento em cursos específicos, habilidades em inglês etc..

Invista em cursos e atividades extracurriculares

É comum que os candidatos a uma vaga de estágio não tenham muitas experiências profissionais. Diante disso, as atividades extracurriculares acabam contando mais pontos durante a etapa da entrevista

Para se destacar em um processo seletivo de estágio, a dica é participar de palestras, investir em cursos de atualização e fazer atividades extracurriculares que melhorem suas habilidades de comunicação, liderança, organização de tempo, entre outras medidas.

Há diversos cursos online, e em alguns casos gratuitos, que são úteis para aprofundar conhecimentos importantes para a carreira. A atitude ainda demonstra que você tem proatividade e desejo de se desenvolver profissionalmente.

Fale sobre suas experiências profissionais e acadêmicas

Esse é outro comportamento significativo para quem deseja se destacar em um processo seletivo de estágio.

As experiências profissionais, mesmo que fora de sua área de formação, servem para demonstrar sua capacidade de trabalhar em equipe, cumprir prazos e muito mais. Sendo assim, além de falar das atividades realizadas, explique ao recrutador como a experiência contribuiu com o desenvolvimento de habilidades profissionais.

O mesmo vale para as experiências com voluntariado ou acadêmicas. A atuação em empresas universitárias, monitorias e como voluntário são relevantes e podem se tornar um diferencial na seleção.

Enfatize suas competências e conquistas

Mesmo que você não tenha muitas experiências profissionais, é possível se sair bem em um processo seletivo de estágio. Nesse caso, a recomendação é enfatizar suas competências e conquistas na vida acadêmica.

Você pode falar do desafio em um trabalho universitário e os resultados alcançados, da sua capacidade de organização, flexibilidade para trabalhar em grupo, entre outras situações. Os conhecimentos em idiomas e em softwares também podem ser abordados.

A dica é priorizar situações positivas. Se você teve dificuldade para realizar um trabalho em grupo, por exemplo, mostre ao recrutador como conseguiu resolver a situação e o aprendizado que tirou disso.

Tenha hobbies além da profissão

Os hobbies são benéficos para aliviar o estresse diário e podem ajudar você a desenvolver competências importantes para a vida profissional.

Atividades esportivas em grupo, por exemplo, ajudam na socialização e no combate à timidez. A leitura contribui para o foco e a concentração. Já os jogos de videogame, que envolvam estratégia, estimulam a capacidade de raciocínio rápido e a resolução de problemas.

A prática de um hobby também pode aliviar a ansiedade que antecede o processo seletivo e contribuir para que você mantenha a tranquilidade no encontro com o recrutador.

Essas são as principais dicas para se destacar em um processo seletivo de estágio. Procure manter a calma e tenha confiança para demonstrar suas competências e diferenciais durante as etapas de seleção.

Já conhecia essas dicas? Quer receber novos conteúdos para aprimorar sua carreira? Assine nossa newsletter para não perder as próximas publicações! 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.