Você já parou para pensar sobre a importância do inglês para a carreira? Saber falar um segundo idioma não é apenas um diferencial no processo seletivo. Em muitos casos, essa habilidade é exigida tanto para vagas de estágio quanto de emprego.

Além de conseguir posições melhores de trabalho , o domínio em uma língua estrangeira, como inglês ou espanhol, permite aumentar seu conhecimento e se tornar um profissional mais completo.

Quer entender qual a importância do inglês para carreira e descobrir por que você deve começar a estudar um novo idioma hoje mesmo? Continue a leitura e saiba mais!

Possibilidade de trabalhar em uma multinacional

Além de oferecer salários e benefícios atrativos, as multinacionais possibilitam aprendizado, crescimento profissional e, muitas vezes, se tornam um diferencial no currículo. Por esses motivos, elas despertam o interesse de muitos jovens.

Como os processos seletivos para estágio e trainee são concorridos, há diversas especificações para selecionar os melhores candidatos, inclusive, a habilidade de comunicação em inglês, que é avaliada por testes e, em alguns casos, entrevista.

Sendo assim, quem almeja ingressar nessas empresas precisa aprofundar o conhecimento em um segundo idioma com cursos, intercâmbio, estudos em sites e aplicativos, entre outras estratégias.

Melhores salários

A fluência em outros idiomas, especialmente o inglês, pode se tornar um diferencial e contribuir para a conquista de melhores salários em diversos cargos e áreas. Um coordenador bilíngue, por exemplo, pode receber até 60% a mais do que um profissional que domina somente um idioma.

Além disso, as empresas que exigem domínio de um segundo idioma em cargos de nível júnior, pleno ou sênior, como as grandes companhias e as multinacionais, normalmente contam com salários mais altos para atrair candidatos qualificados — muitas pessoas incluem conhecimento de inglês no currículo, mas, geralmente, a habilidade é básica ou intermediária.

Acesso a outras fontes de informação

A importância do inglês para a carreira também está relacionada aos estudos. Com a internet, é possível ter acesso a conteúdo de diversas partes do mundo, o que permite aprofundar seu conhecimento em determinada área utilizando como fontes pesquisas, livros, cursos e palestras em outros idiomas.

Dessa forma, conseguir ler e se comunicar em outra língua pode ser positivo para sua formação universitária e para desenvolver novas habilidades com curso de extensão ou aperfeiçoamento profissional ensinado em idioma estrangeiro.

Oportunidade de trabalhar ou estudar em outros países

Saber se comunicar em um segundo idioma também pode abrir portas para vagas de emprego em outros países, ou ainda se tornar uma oportunidade de aprimorar a carreira com cursos de especialização fora do Brasil.

EUA, Canadá, Espanha, Austrália e Nova Zelândia são exemplos de países que recebem alunos estrangeiros, e algumas instituições de ensino ainda oferecem bolsas de estudo para brasileiros. No entanto, as aulas são ministradas na língua local ou em inglês, por isso é necessário ter domínio do idioma.

Além de conseguir se comunicar no país de destino, quem sonha em fazer um curso de pós-graduação no exterior geralmente precisa apresentar um certificado de proficiência de idioma como o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System), no caso da língua inglesa.

Esses certificados são conseguidos após a realização de um teste para avaliar a compreensão auditiva, de escrita, de leitura e a habilidade oral.

Como você pôde perceber, a importância do inglês para a carreira vai além da conquista de uma vaga. A habilidade com um segundo idioma é positiva para aprofundar seus conhecimentos sobre sua área, atuar em empresas multinacionais, ampliar seu networking com profissionais de outros países, entre outras vantagens.

Achou o texto interessante? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também entendam a importância do inglês para a carreira!

Powered by Rock Convert