Como acabar com a timidez em entrevistas de emprego?

timidez
3 minutos para ler

O sucesso na conquista de uma vaga envolve alguns fatores e quem sofre com timidez em entrevistas de emprego precisa aprender a superar mais esse obstáculo.

A timidez não é uma característica negativa, porém, se ela for excessiva pode prejudicá-lo durante o processo seletivo, por isso, é importante buscar formas de minimizá-la. A tarefa não é tão simples, mas com algumas dicas é possível fazer isso e conseguir se comunicar com clareza para demonstrar suas competências e habilidades ao entrevistador.

Quer saber quais são essas dicas? Confira o texto abaixo!

Pesquise sobre a vaga e a empresa

Algumas pessoas apresentam timidez em todos os momentos da vida, outras apenas quando não se sentem confiantes com a situação. Para minimizar o problema, uma dica útil para todos os candidatos, e ainda mais significativa para os tímidos, é se preparar para a entrevista. Ao conhecer os detalhes da vaga e da empresa a sensação de confiança tende a ser maior.

Além de pesquisar sobre a organização, procure refletir sobre suas experiências, conquistas e competências, assim você terá mais calma e segurança quando estiver na frente do recrutador.

Ensaie sua entrevista

Outra dica positiva para lidar com a timidez em entrevistas de emprego é ensaiar perguntas e respostas. Você pode fazer isso mentalmente, em frente ao espelho ou com a ajuda de um amigo.

Algumas perguntas são comuns em muitos processos seletivos e você pode elaborar possíveis respostas para elas. Entretanto, isso não quer dizer que você tenha que decorar as respostas. A ideia é que esse processo funcione como uma base para você ter mais clareza em seu discurso e se sentir mais confortável nessa etapa do processo.

Não tente parecer extrovertido

Um comportamento comum das pessoas tímidas é tentar parecer extrovertidas, porém, dificilmente essa estratégia dá certo.

O recrutador é treinado para identificar o perfil e as principais características de cada candidato e, certamente, perceberá sinais de timidez em seu comportamento. Além disso, a situação pode deixá-lo ainda mais tenso, dessa forma, procure ser verdadeiro para se sair bem nessa etapa.

Pense antes de responder

Você não precisa ter pressa em responder a pergunta do entrevistador. Se estiver inseguro, pense um pouco antes de falar para que sua resposta saia com clareza. Contudo, tome cuidado para que essa pausa não seja demorada e incomode o entrevistador.

Algumas pessoas costumam falar rápido ou muito baixo diante de situações de nervosismo. Se isso acontece com você, fazer uma pequena pausa também será significativo nesse quesito para que você respire, mantenha a calma e fale em um tom adequado.

A linguagem corporal é outro fator que contribui para aumentar a confiança e combater um pouco a timidez, portanto, evite ficar muito curvado ao se sentar e mantenha a postura reta.

É fundamental lidar com a insegurança e a timidez em entrevistas de emprego. Por isso, acredite em seu potencial para conquistar a vaga e siga as dicas que listamos acima. Quanto mais você praticar e enfrentar essa situação, melhor será o seu resultado!

Que tal começar a praticar agora mesmo? Confira nosso próximo post e descubra quais são as perguntas e respostas mais comuns em entrevistas de emprego!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 thoughts on “Como acabar com a timidez em entrevistas de emprego?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.