Como criar um Currículo e se destacar dos concorrentes?

Curriculum
7 minutos para ler

Uma marca pessoal é o seu posicionamento único como profissional. Ela mostra o seu valor para o empregador. Uma marca pessoal pode ser descrita como uma coleção de benefícios profissionais e pessoais claramente estruturados. Mesmo que você não se importe em aperfeiçoar e construir a sua marca, você sempre terá uma. É através dela que seus colegas e seu chefe enxergam você. Se você trabalhar em sua própria reputação (inclusive ao escrever um currículo), a sua carreira pode se tornar mais bem-sucedida.

Por que os currículos tradicionais não são mais eficazes?

Pense bem, quantas vezes você já leu (ou escreveu) essas frases:

“Especialista responsável e ambicioso”

“Eu trabalho muito bem em equipe”

“Sou organizado e orientado a resultados”

“Não causo conflitos e tenho resiliência ao estresse”

Responderemos por você: essas frases podem ser encontradas em quase todos os currículos. Admita, você provavelmente também tem algumas destas frases ou frases parecidas em seu CV.

Mas se coloque no lugar do empregador. Quantas vezes por dia um gerente de RH precisa ler esses chavões? Afinal, toda pessoa que envia um currículo para eles se descreve como especialista único e o mais adequado ao cargo!

O problema é que muitas frases usadas no currículo não o descrevem como um especialista. Elas não têm muito sentido. Elas são projetadas para atender aos gostos de um empregador em potencial, mas elas realmente não dizem a ele nada específico sobre você.

Portanto, seu trabalho é construir uma marca pessoal e escrever um currículo exclusivo que demonstre seus pontos fortes para o empregador. Vamos lhe mostrar como fazer isto.

5 passos para criar um currículo exclusivo baseado em sua marca pessoal

Fazer branding não é apenas para empresas. Se você está se candidatando ao cargo dos seus sonhos, precisa mostrar individualismo e criatividade para se destacar dos demais candidatos. Vamos mostrar a você como encontrar um valor pessoal exclusivo e como demonstrar tal valor aos possíveis empregadores. Existem apenas 5 simples passos.

1. Declare-se: estabeleça uma meta clara

Dê ao gerente de RH uma “pista” ou motivação para que ele não jogue seu currículo no lixo, mas queira continuar a conhecê-lo. Explique resumidamente como as suas habilidades são valiosas para a empresa e como elas diferem de outros candidatos.

O empregador deve entender quem você é, quais são suas vantagens e pontos fortes. Não presuma que todo candidato fará isso. Na verdade, a maioria dos currículos são clichês. Portanto, sinta-se à vontade para colocar o seu melhor propósito no início de seu currículo ou como um parágrafo separado em sua biografia de carreira. Isso definirá o tom para todo o documento.

2. Não tenha medo de experimentos visuais atrativos

Você precisa ser diferente para ser notado. Isso significa que você tem que desistir da “boa” ideia de baixar um modelo de currículo gratuito. É preciso partir para uma solução exclusiva.

Tudo é individual: você mesmo deve sentir assim. Você pode ter que desistir de todas as delícias de design e apenas escrever o documento na clássica fonte preta sobre um fundo branco. Talvez algumas peças coloridas criem o clima certo e realcem seus benefícios pessoais.

Aqui estão algumas recomendações:

  • experimente adicionar um logo pessoal ao documento. Um logo pode ser gerado em 3 minutos usando o serviço do Logaster . Você consegue mesmo se não for designer;
  • não use mais de 3 cores ou tons no documento. Não transforme a sua apresentação pessoal em um arco-íris;
  • enquanto experimenta, mantenha a característica principal: o documento deve ser legível.

3. Demonstre a sua presença online

O que você escreve ou repõe em seu blog pessoal ou em uma página de uma rede social faz parte da sua autoidentificação. O empregador está definitivamente interessado nisso. Isso dirá muito mais sobre você do que a lista de benefícios profissionais em seu currículo. O conteúdo das suas páginas demonstrará que tipo de pessoa você é e como interage com outras pessoas.

Portanto, o currículo deve conter:

1. Link para seu site. Se você faz um blog ou administra um site temático que corresponda à sua atividade profissional, não deixe de compartilhá-lo. Isso é especialmente importante se você precisar anexar um portfólio ao seu currículo. O site passará a fazer parte dele.

2. Link para o seu perfil do LinkedIn. O ideal é que, se você estiver cadastrado nesta rede social, seu perfil enumere as competências profissionais e haja evidências de projetos anteriores nos quais você trabalhou. As confirmações também ajudarão nas avaliações de seus colegas e empregadores anteriores registradas no LinkedIn. Para recebê-las, basta enviar pedidos.

3. Links para perfis do Facebook e Twitter. Faz sentido listar páginas pessoais se você tiver muitos seguidores e postar regularmente conteúdo relacionado à sua atividade profissional. Mesmo que você não seja um mega influenciador, você ainda pode deixar os seus links: alguns empregadores fazem pesquisas de antecedentes, e isso tornará mais fácil para eles verificá-lo como candidato. Garanta que as suas páginas não contenham postagens e comentários ofensivos.

4. Link para um currículo em vídeo. Atualmente isso é uma raridade, então você tem a chance de se destacar. Naturalmente, o vídeo deve ser de alta qualidade e deve ser hospedado em um servidor confiável. Mostre energia enquanto grava seu vídeo e pensa em cada frase que será dita. Tenha cuidado com a personalidade transmitida.

Posso incluir avaliações em meu currículo? Claro que sim! Quando você procura um produto para comprar na Internet, provavelmente estará interessado nas opiniões de outros compradores. A situação é a mesma se falamos do empregador e dos candidatos ao cargo. No entanto, ao divulgar avaliações, garanta que:

  • elas tenham sido feitas por executivos importantes;
  • seu empregador anterior seja bem conhecido no mercado;
  • elas devem ocupar apenas uma pequena parte do seu currículo.

4. Conte sobre a sua experiência anterior e as suas conquistas

Dedique a maior parte do seu currículo à sua formação profissional. Conte mais sobre a sua experiência e demonstre como ela pode ajudar você a atingir os seus objetivos em sua nova função.

Evite chamar a si mesmo de “criativo, ambicioso, organizado, extrovertido, resistente ao estresse”. Qualquer um pode escrever sobre si mesmo. No entanto, você pode provar isso?

Analise a sua carreira e compartilhe os pontos que destacam seu pensamento criativo, qualidades de liderança, inovação, etc. Observe imediatamente como essas qualidades ajudaram a agregar valor aos seus empregadores anteriores. Você pode usar este esquema:

“Descrição da situação” – “as suas decisões específicas” – “resultado mensurável obtido”.

Se você tiver provas das realizações profissionais, não deixe de mencioná-las. Isto pode ser:

• o título de “melhor vendedor”;

• prêmios nacionais;

• bolsas;

• indicadores específicos de economia ou lucros do empregador devido às suas iniciativas.

5. Resuma tudo

Dê uma olhada no seu currículo. Veja se as suas conquistas e avaliações estão na parte mais visível. O RH geralmente começa por eles. Adicione também seu objetivo (estabeleça uma marca pessoal). Verifique a qualidade do design e do layout.

Exemplos de bons currículos de marca pessoal

Existem muitos lugares onde você pode buscar inspiração de como deve ser um currículo moderno e eficaz. Um destes lugares é o graphicriver.net. Vemos um design lacônico, um esquema de cores neutras e uma divisão conveniente em blocos temáticos.

Também há um bom exemplo de currículo no site enhancv.com que corresponde totalmente às nossas recomendações. No início, há informações sobre conquistas e prêmios profissionais específicos. Subtítulos notáveis fornecem uma orientação visual fácil. O padrão clássico de preto e branco é fácil de ler.

Conclusão

Controle o processo de criação de uma marca pessoal. Concentre-se em suas realizações e objetivos profissionais. Mantenha uma reputação positiva para que os empregadores anteriores possam responder positivamente a você. Tudo isso permitirá que você crie um currículo eficaz.

Você também pode gostar

Deixe um comentário