Ao longo do tempo, o quadro de profissionais de qualquer empresa se renova. Independentemente do setor de atuação do seu negócio, você poderá notar que haverá diferentes perfis de geração dentro da sua empresa. Em alguns momentos, será necessário promover a gestão de conflitos de gerações dentro do seu negócio.

Existem, no momento, quatro gerações ativas nas empresas: os Baby Boomers, os X, os Y e os Z, dos mais velhos para os mais novos nesta ordem. Todos viveram em épocas diferentes e sob ensinamentos diferentes. Essas ideias variadas podem ser muito úteis e complementares, mas sem uma gestão adequada, um pode atrapalhar o outro.

Para te ajudar a lidar melhor com isso, trouxemos aqui 3 dicas de como promover uma gestão de conflitos de gerações. Confira:

1. Busque estratégias que estimulem todas as gerações

Um dos principais problemas relacionados ao conflito de gerações é que cada uma cumpre as mesmas tarefas de formas diferentes. As gerações mais jovens são dinâmicas e buscam resultados rápidos, enquanto as mais antigas pensam em longo prazo, sempre se planejando para o futuro.

A melhor atitude aqui é desenvolver formas de trabalho que estimulem a cooperação entre os profissionais de diferentes gerações. Afinal, essas habilidades são complementares. Tarefas criativas e de feedback rápido são mais adequadas para profissionais das gerações Y e Z, enquanto planejamentos mais longos são mais adequados para os Baby Boomers e para a geração X.

2. Considere as particularidades da sua empresa e dos seus colaboradores

Mesmo que a gestão de conflitos de gerações seja importante em qualquer negócio, ela não ocorre da mesma forma para todos. Cada empresa, área e indivíduo possui suas particularidades, as quais devem ser consideradas ao planejar suas ações de gestão. Sem isso, você não terá garantia de resultados.

Idade, por si só, não é o critério mais importante para determinar qual geração alguém pertence. Uma pessoa mais velha pode ter um perfil dinâmico, enquanto outra mais jovem pode atuar de forma mais estratégica, em longo prazo. Compreender essas diferenças e ver em quais ações seu grupo reage melhor pode garantir bons resultados a suas intervenções.

3. Promova a interação entre as gerações

A melhor convivência entre os seus colaboradores é um dos principais fatores que determinam se todos poderão trabalhar adequadamente ao longo do tempo. Sem isso, dificilmente será possível promover uma gestão eficiente. Em vez de apenas colocar as pessoas no mesmo ambiente, torne este local mais promissor com uma boa dinâmica interacional.

É possível estimular o trabalho em equipe de várias maneiras. Treinamentos específicos, instruções, promoção de valores organizacionais, entre outras ações. O importante é que você conheça sua equipe e tenha uma postura ativa para estimular a cooperação entre os colaboradores. Afinal, é seu papel garantir um ambiente de trabalho mais motivador e produtivo.

Agora que você já conhece algumas formas  de fazer uma boa gestão de conflitos de gerações, é hora de avaliar seu time e começar suas intervenções. Quer continuar acompanhando nossos conteúdos? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades.

Powered by Rock Convert