Saiba como montar um bom programa de estágio em advocacia com estas 5 dicas

programa de estágio
4 minutos para ler

Montar um programa de estágio em um escritório de advocacia é uma atividade que requer planejamento e bom senso. Um dos motivos é que a escolha do estudante que fará parte da equipe precisa ser feita com base em critérios claros e justos.

Essa medida é uma forma de contribuir para o crescimento profissional do estagiário e a melhoria dos serviços do escritório. Contar com novos talentos é uma ação indispensável para seguir atuando dentro das melhores práticas do mercado.

Neste post, vamos dar 5 dicas para montar um programa de estágio que vai ajudar a atingir melhores resultados. Confira!

1. Definir os responsáveis

É fundamental que sejam estabelecidos os responsáveis por participar do processo seletivo. Todas as etapas devem ser acompanhadas pelo Recursos Humanos, porque esse setor tem profissionais qualificados para organizar as etapas da seleção e avaliar o comportamento dos candidatos a uma vaga de estágio.

Também é válido que os gestores da área em que o estagiário vai atuar estejam presentes em algumas fases, como a entrevista. Isso é necessário para analisar se o estudante está apto ou não para ingressar na organização.

2. Estabelecer o perfil

Uma alternativa vital para acertar na escolha do estagiário é a definição do perfil para a vaga. Essa iniciativa consiste em listar as características necessárias para o estudante ser selecionado, como:

  • nível de escolaridade;
  • comunicação clara;
  • facilidade de trabalhar em grupo;
  • capacidade de assimilar novos conhecimentos.

A montagem do perfil precisa ser feita com a participação dos gestores e do Recursos Humanos, porque é necessário fazer uma análise cuidadosa dos fatores que serão levados em consideração para selecionar o estagiário.

Outro aspecto que deve ser considerado é que as competências do estudante selecionado estejam alinhadas com os objetivos institucionais do escritório de advocacia. Essa ação é indispensável para o escolhido se adaptar mais rápido aos procedimentos de trabalho.

Powered by Rock Convert

3. Planejar as etapas do processo seletivo

Um bom programa de estágio necessita ser devidamente estruturado para dar mais segurança a todos os envolvidos. Afinal, é preciso planejamento para a escolha do estudante seguir as melhores práticas do mercado.

Ao abrir uma vaga, é válido que o escritório comunique, de forma clara, como será realizada a seleção, destacando todas as fases (prazo de inscrição, análise de currículos, prova escrita, avaliação psicológica, entrevista etc.) e o cronograma das etapas.

Essa ação é muito importante para que o processo não afete, de maneira significativa, a rotina dos gestores que vão participar da escolha do estagiário. Além disso, mostra que a instituição trabalha com respeito aos profissionais, o que é essencial para o fortalecimento da imagem e a atração de bons candidatos à vaga.

4. Elaborar um orçamento

Planejar todas as fases do programa de estágio é uma atividade que requer bastante cuidado, pois é preciso avaliar o orçamento do escritório de advocacia para investir na divulgação e na realização do processo seletivo.

A elaboração do orçamento também contribui com a montagem da estrutura ideal para receber o estudante selecionado. À medida que a empresa conta com um ambiente de trabalho organizado e tranquilo, mais fácil será para o estagiário se adaptar e executar as tarefas conforme as expectativas.

5. Acompanhar os resultados

O processo seletivo não se restringe somente à montagem das etapas e à escolha do estudante. É crucial que haja uma avaliação dos resultados do estagiário, porque é uma maneira de constatar se a escolha está sendo feita adequadamente.

Essa análise também é relevante para avaliar eventuais mudanças na seleção dos candidatos, como a inserção de mais requisitos técnicos (falar inglês, dominar o pacote Office etc.) e de características comportamentais (resiliência e empatia, por exemplo).

Um programa de estágio é uma ação que precisa ser bastante valorizada em qualquer organização, pelo fato de atrair novos talentos que podem agregar valor e ajudar na melhoria dos serviços realizados.

Para os que desejam adotar um processo seletivo de alto nível, vale a pena baixar este e-book sobre recrutamento e seleção de estagiários. Sem dúvida, o conhecimento é um diferencial marcante para evoluir a cada dia!

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.