Estágio em escritório de advocacia: como se destacar?

estágio em advocacia
6 minutos para ler

O estágio em escritório de advocacia é uma das melhores maneiras de o estudante de Direito adquirir experiência e se familiarizar com a atuação prática de um advogado. No entanto, o estagiário precisa de muita dedicação e comprometimento para se destacar e ter mais chances de ser efetivado no futuro.

Fazer parte de um escritório de advogados permite que você lide com um variado número de ramos jurídicos e os conheça mais a fundo. Assim, é possível perceber com qual deles tem mais afinidade e direcionar o seu caminho profissional com uma base bem mais sólida.

Que tal saber mais sobre o estágio em escritório de advocacia? Continue a leitura e confira nossas dicas para conquistar uma vaga e algumas técnicas que vão ajudar você a se destacar.

Qual a importância de um estágio em escritório de advocacia?

Como dissemos, estagiar em um escritório é uma oportunidade ímpar na vida de um estudante de Direito. Lá, é possível vivenciar todas as situações que você vê nos livros, mas de forma prática. Além disso, há o contato com ramos jurídicos novos, que muitas vezes são negligenciados em algumas faculdades.

O estagiário em contato com advogados experientes passa a admirá-los e a entender de que modo proceder em relação à sua futura profissão. Ocorre um visível crescimento tanto na vida profissional como na pessoal.

Portanto, o estágio é essencial para que o estudante vivencie o dia a dia da profissão e tenha um diferencial no mercado. A experiência prévia vai proporcionar uma nova visão e, antes mesmo de colar grau na faculdade, o estagiário de Direito já será capaz de se comportar como um advogado formado.

O que fazer para ser contratado por um escritório de advocacia?

Para ingressar como estagiário em um escritório de advocacia, primeiramente é preciso entender o que os advogados daquela instituição esperam de um futuro colega. Por isso, o caminho é buscar meios de se destacar entre os outros candidatos para conseguir a vaga. Vamos apresentar algumas dessas técnicas para você.

Coloque seu currículo em sites reconhecidos na área

Uma das melhores maneiras de fazer o seu currículo chegar aos advogados que querem um estagiário é colocá-lo em sites de abrangência nacional e que vários escritórios de advocacia visitem quando pretendem escolher uma pessoa para atuar junto deles.

Essas plataformas são acessadas diariamente por diversos profissionais e têm a credibilidade de recrutarem excelentes candidatos. Sendo assim, recorra a elas para dar maior visibilidade ao seu currículo e transmitir confiança a quem deseja contratar.

Melhore seu currículo

Outra medida essencial para conseguir o tão sonhado estágio é dar um “up” no currículo. Nesse ponto, a recomendação é você participar de seminários e cursos de especialização na área das ciências jurídicas.

Além disso, ser fluente em inglês pode ser outro diferencial competitivo determinante na contratação de um estagiário, uma vez que diversos escritórios de advocacia atuam no âmbito do Direito Internacional.

Prepare-se bem para a entrevista

Antes da contratação, há a fase da entrevista. Nesse momento, é fundamental que você mantenha a tranquilidade e confie no seu potencial. Responda às perguntas que forem feitas com sabedoria e humildade. Demonstre conhecimento sem parecer arrogante e deixe transparecer que está motivado com a vaga.

Agindo dessa forma, você provavelmente será querido logo de cara pelos seus novos colegas e chegará à instituição com a oportunidade de fazer um excelente trabalho e poder se consolidar na sua carreira.

Como ser efetivado no estágio?

Depois de conseguir o estágio, o desafio passa a ser a efetivação. Isso ocorre quando o estagiário desempenha as suas atividades de forma tão comprometida que é convidado para integrar o quadro de advogados daquele escritório. E acredite: é muito possível. Veja algumas dicas que você pode seguir para aumentar suas chances!

Demonstre comprometimento

Sem dúvidas, um dos fatores de maior importância para a efetivação do estagiário é o seu nível de comprometimento no exercício de suas atividades. Quando ele “veste a camisa”, o nível de confiança dos supervisores do estágio aumenta naturalmente e eventuais deslizes técnicos são, de certo modo, perdoados.

Um estagiário comprometido e motivado é querido por todos dentro de um escritório e tem grandes chances de conseguir integrar os quadros da instituição.

Vista-se adequadamente

Como sabemos, o universo jurídico é um ambiente formal e os trajes que os profissionais vestem seguem o estilo. Talvez pareça uma dica boba, mas vestir-se adequadamente pode fazer com que você demonstre respeito às vestimentas que devem ser usadas e isso pode contribuir para a efetivação.

Relacione-se bem com seus colegas de trabalho

O relacionamento interpessoal também faz muita diferença para quem almeja ser efetivado. Ora, ninguém será favorável à efetivação de um profissional que se envolve em problemas com seus colegas. Uma pessoa de difícil convivência dificilmente será bem-aceita no quadro de efetivos.

Por isso, trate todos muito bem: desde os advogados com cargos de chefia até profissionais de cargos não jurídicos. Essa postura fará você ganhar pontos naquele lugar e no mercado de modo geral.

Como se destacar entre os demais estagiários?

Como percebemos, a vida de um estagiário em escritório de advocacia é repleta de desafios. Por isso, é fundamental que você esteja disposto a dar o melhor de si e utilize estratégias para se destacar entre os demais estagiários e maximizar as chances de sucesso na carreira que se inicia. Por exemplo:

  • fazer uma gestão de tempo adequada entre as atividades na faculdade e no estágio, ou seja, continuar aprendendo e tirando boas notas para levar seu conhecimento às atividades práticas;
  • continuar a investir em cursos e treinamentos;
  • saber receber feedbacks e se posicionar de acordo com o que foi solicitado.

Enfim, o estágio em escritório de advocacia é de suma importância para que o estudante se especialize e adquira a experiência necessária para se tornar um bom profissional. Coloque em prática as estratégias que apresentamos para se destacar no processo seletivo, conquistar a vaga e fazer a diferença enquanto o contrato estiver em vigor. Num futuro próximo, quem sabe, seus supervisores passarão a ser seus colegas de trabalho.

E então, quer conseguir um estágio em escritório de advocacia? Entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudar você nessa tarefa.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.