Aprenda como avaliar um currículo para estágio aqui!

como-avaliar-um-curriculo
6 minutos para ler

Como avaliar um currículo, afinal? O setor de Recursos Humanos precisa de muita atenção nessa hora para adotar os procedimentos adequados. O ideal é que seja estabelecido um padrão para analisar as informações fornecidas pelos candidatos a uma vaga de estágio.

Essa postura facilita o processo de análise dos dados curriculares dos pretendentes, o que torna o trabalho mais ágil e com menos riscos de erros. Se não houver uma uniformização dos procedimentos, a avaliação fica bastante subjetiva, o que dificulta o alinhamento entre os objetivos empresariais e as ações do RH.

Neste post, mostraremos a importância de analisar o currículo com exatidão e os principais passos para executar essa tarefa da melhor maneira possível. Confira!

Qual a importância de uma boa triagem de currículos?

Não há uma fórmula perfeita sobre como avaliar um currículo. Por outro lado, é essencial que a equipe responsável saiba da importância dessa atividade para que o processo de recrutamento e seleção de estagiários proporcione bons resultados.

Com uma análise atenta, evita-se chamar para as outras etapas da seleção candidatos que não estão preparados para iniciarem o estágio. Por exemplo, uma empresa quer contratar estudantes com inglês fluente e que estão nos últimos dois anos do curso de Direito.

Se esse detalhe passar despercebido em algum momento, pode ser convocado para a entrevista um pretendente que não se encaixa nas necessidades da empresa. É um erro que deve ser evitado ao máximo, porque gera perda de tempo e custos.

A avaliação dos currículos tem que ser feita com extremo cuidado, especialmente se considerarmos que, na maioria dos casos, é o primeiro contato do candidato com a organização.

Como avaliar um currículo para estágio?

Engana-se quem pensa que a análise curricular é uma atividade que não exige um grande esforço. Mas também não é um bicho de sete cabeças. Algumas dicas podem ajudar você a escolher os melhores estagiários para a sua empresa com base na avaliação das informações inseridas no currículo. Acompanhe!

Adote critérios claros

Quais são os requisitos necessários para a vaga ser preenchida? A resposta deve estar muito clara para a equipe do RH. Do contrário, não haverá uma triagem adequada dos candidatos que vão seguir em frente no processo seletivo.

Antes de abrir uma seleção, é fundamental que esse setor alinhe com os demais as habilidades e exigências esperadas dos futuros estagiários. Por mais óbvia que essa ação pareça, ela deve ser realizada continuamente.

Um dos motivos é que o mercado de trabalho está se transformando em uma velocidade impressionante. Isso exige a aquisição de novas habilidades, o que influencia o modo de avaliar um currículo.

Preste atenção à descrição

Um currículo corretamente elaborado traz uma descrição das experiências, das habilidades e dos objetivos. Tais informações devem ser levadas em consideração pelo recrutador, porque é uma maneira de visualizar a conduta do candidato e como ele está enquadrado no perfil da vaga aberta.

Nessa etapa, também é recomendado observar como os dados estão escritos. Escrever de forma clara e correta as informações no currículo é um desafio para muitos estudantes. Se o documento apresentar erros graves de português, é sinal de que o candidato precisa se qualificar mais para seguir no processo seletivo.

Powered by Rock Convert

Esse trabalho de avaliar a descrição é importante para constatar o grau de alinhamento dos pretendentes com os objetivos da empresa. Isso jamais deve ser ignorado na escolha de um estagiário ou profissional CLT.

Acompanhe a trajetória do candidato

Um procedimento correto na hora de avaliar um currículo envolve uma análise sobre a trajetória do candidato. Ou seja, como ele procurou se preparar para ter mais chances de ser escolhido pela empresa.

Além dos requisitos solicitados pela companhia para concorrer à vaga, é interessante verificar como o pretendente está buscando evoluir em termos profissionais e pessoais. É cada vez mais comum estudantes optarem pelo trabalho voluntário para adquirirem experiência e reforçarem a autoestima.

Muitos candidatos recorrem a cursos extracurriculares, isto é, que não fazem parte da grade curricular da faculdade. Essa iniciativa indica que há uma preocupação em melhorar de forma progressiva. Sem dúvida, é um ponto positivo que merece ser observado com carinho pela equipe do RH.

Repare na estética do currículo

Se uma pessoa não consegue organizar um currículo com clareza, talvez seja um indicativo de que ela não se preocupa muito em executar as tarefas de maneira padronizada. Dependendo do perfil da empresa, esse fator pode provocar a eliminação de um candidato, mesmo que este cumpra os requisitos necessários para ocupar a vaga.

A estrutura do currículo deve ser de fácil entendimento. Do contrário, vai prejudicar o trabalho dos recrutadores. As informações desse documento precisam estar organizadas de forma que permitam uma análise objetiva das qualificações do candidato.

Encaminhar o currículo com rasuras é um erro primário, mas mostra que o pretendente não tem preocupação com a própria imagem. Portanto, o RH deve levar em consideração essa eventual situação ao analisar os que desejam atuar na empresa como estagiários.

Quais os benefícios dessa prática para a contratação de estagiários?

Ao adotar os melhores procedimentos sobre como avaliar um currículo, a sua empresa aumenta as possibilidades de escolher pessoas que estão interessadas em evoluir profissionalmente e apresentar ótimos resultados.

Essa prática também otimiza o tempo do processo ao evitar que sejam chamados para entrevistas e dinâmicas aqueles candidatos que, no momento, não estão dentro do perfil desejado. Nessas etapas, é preciso contar com os que mostram ter a qualificação exigida.

Outro benefício de fazer uma análise de currículo para estágio é que a empresa fica ciente da experiência profissional e de vida do candidato. Esse fator é interessante para constatar como ele pode se adaptar à cultura organizacional.

O alinhamento entre os valores da empresa e os futuros colaboradores é muito importante para conseguir uma parceria que gere vantagens para ambas as partes. Não adianta contratar um estagiário tecnicamente capacitado se ele tiver dificuldades de convivência com os demais membros da equipe.

É crucial que o Recursos Humanos sempre adote boas práticas sobre como avaliar um currículo. Assim, são maiores as possibilidades de o processo seletivo proporcionar os resultados esperados em curto prazo.

Gostou deste post? Ficou com alguma dúvida em relação ao assunto abordado? Deixe o seu comentário para que possamos ajudar você!

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.