4 cuidados do estagiário para ter uma boa reputação profissional nas redes sociais

reputação profissional
3 minutos para ler

Você sabe como anda sua reputação profissional nas redes sociais? Muitas pessoas não se dão conta, mas esse pode ser um fator significativo em um processo seletivo.

Antigamente, a avaliação de um candidato era feita a partir da análise de currículo e entrevista. No entanto, no decorrer dos anos esse processo foi ampliado e alguns recrutadores passaram a utilizar redes como o LinkedIn e o Facebook para avaliar o perfil e o comportamento dos candidatos.

Diante disso, é importante que você tenha cuidado com o conteúdo que publica na internet, para que isso não se torne prejudicial durante sua busca por uma vaga de estágio. Quer algumas dicas de como preservar sua reputação profissional nas redes sociais? Então, continue a leitura!

1. Não fale mal da empresa

Não fale mal de empresas em que estagiou ou de seus colegas de trabalho nas redes sociais, e evite fazer reclamações sobre suas tarefas e vida profissional. Essas atitudes podem contar pontos negativos em um processo seletivo, pois demonstram falta de ética e insatisfação com o trabalho.

Há determinados momentos em que a vida estudantil e profissional se torna estressante. Mas, é preciso se controlar para não desabafar sobre isso na internet.

2. Evite fotos e vídeos comprometedores

A rede social foi feita para compartilharmos um pouco de nossas vidas com amigos e familiares, o que inclui viagens, festas, passeios e outros programas. Contudo, para não comprometer sua reputação profissional, preste atenção às fotos e vídeos postados por lá — inclusive, em publicações de amigos que envolvam sua imagem.

Nesse caso, uma dica é habilitar a função de aprovação em marcação de fotos. Assim, as imagens não aparecerão automaticamente em sua linha do tempo, e você conseguirá filtrar aquilo que deseja ou não divulgar na rede.

3. Tenha cuidado com comentários ofensivos

As redes sociais, e principalmente o Facebook, se tornaram um grande espaço para debate de assuntos variados. Porém, é fundamental saber se comunicar em momentos assim.

Algumas pessoas usam esses canais para fomentar o ódio, o preconceito, e para divulgar informações falsas — as famosas fake news. Tal prática é negativa não só para a vida profissional, como para a sociedade.

Nesse contexto, procure manter uma postura correta no ambiente virtual e tratar as pessoas com respeito, mesmo que elas tenham opiniões diferentes das suas. Além disso, tome cuidado com o conteúdo que você compartilha e sempre verifique se a fonte dele é confiável, para não espalhar fake news pela rede.

4. Evite o plágio

O LinkedIn é uma rede social interessante para estagiários e profissionais. Afinal de contas, além de estimular o networking, permite a divulgação de seu perfil de diferentes formas.

A ferramenta para produção de textos, por exemplo, é positiva para você divulgar seu conhecimento sobre a área e suas competências e alcançar um número maior de pessoas dentro da rede — sobretudo, possíveis recrutadores. Entretanto, lembre-se: é essencial que os artigos sejam produzidos por você. Quando não forem, deixe claros os nomes dos autores.

Esses são os principais cuidados que você precisa ter para manter uma boa reputação profissional nas redes sociais. Portanto, antes de fazer um comentário ou publicação, não se esqueça de nossos conselhos!

Conhece alguém que precisa dessas dicas? Então, compartilhe o texto em suas redes sociais para ajudar seus amigos!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Um comentário em “4 cuidados do estagiário para ter uma boa reputação profissional nas redes sociais

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.