Já ouviu falar em recrutamento online? Conheça 7 vantagens

recrutamento online
6 minutos para ler

O momento de aumentar a equipe envolve diversas etapas e o recrutamento online pode facilitar a vida dos empreendedores e profissionais de RH. Você já utiliza essa solução? 

Nesse formato, o processo é feito todo pelo ambiente virtual, desde o recebimento dos currículos e análise de redes sociais até entrevistas por videoconferência, por exemplo.

A estratégia é positiva tanto para recrutadores, que conseguem aumentar o alcance de suas vagas e reduzir o tempo para a contratação, quanto para trabalhadores, que podem buscar oportunidades mais facilmente. Contudo, há ainda outras vantagens de investir no recrutamento online. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura!

Quais são as vantagens do recrutamento online?

Empresas de variados portes aplicam a tecnologia para otimizar as tarefas do dia a dia, incluindo o processo de seleção dos profissionais. Hoje em dia, é possível divulgar vagas, receber e escolher currículos, fazer entrevistas e avaliar o perfil dos candidatos pelo ambiente virtual, o que agrega benefícios para o negócio. Veja alguns deles abaixo! 

1. Alcance

O processo seletivo não precisa ficar restrito ao site da empresa ou ao recebimento de currículos impressos. Sendo assim, uma das principais vantagens do recrutamento online é o alcance por meio de bancos de vagas online, redes sociais, entre outras ferramentas positivas para ampliar a divulgação e atrair profissionais mais qualificados para a empresa. 

2. Candidatos mais alinhados com o cargo 

Outro ponto positivo é que a tecnologia facilita a triagem dos currículos. Ao optar por uma ferramenta para recrutamento online você poderá estabelecer filtros de acordo com o perfil desejado. O profissional deve ter habilidades com inglês? Conhecimento em determinado software? Apresentar experiência prévia? 

Esses e outros fatores serão úteis para filtrar os currículos e analisar apenas aqueles que estejam alinhados com o cargo, o que otimiza o tempo do recrutamento e aumenta as chances de sucesso na seleção. 

Além disso, em alguns casos, é possível incluir testes online para identificar habilidades específicas dos interessados ou o perfil comportamental. Dessa forma, não será necessário aplicar testes ou dinâmicas de grupos presenciais para avaliar essas características.

3. Melhor gerenciamento de vagas e etapas

Em um processo de R&S tradicional, geralmente, o controle é feito por planilhas que precisam de atualização constante por parte dos envolvidos, o que pode demandar tempo e aumentar as chances de erro, especialmente se o volume de vagas for grande. 

Por outro lado, o recrutamento online permite acompanhar as etapas e controlar os prazos de maneira mais prática. Com a tecnologia você conseguirá ter uma visão ampla sobre o andamento do processo.

4. Banco de dados atualizado

Ao optar pelo uso de ferramentas digitais não será necessário lidar com uma pilha de currículos para manter um banco de dados. O processo será realizado automaticamente conforme os candidatos atualizam as informações no sistema. Assim, será possível consultar esse banco em caso de novas vagas e acelerar a contratação de um novo colaborador.

Powered by Rock Convert

5. Possibilidade de terceirizar o recrutamento 

A gestão de um negócio envolve diversas tarefas e ter a chance de terceirizar algumas delas será positivo para os resultados. Empresas especializadas em recrutamento trabalham com recursos digitais que auxiliam na divulgação da vaga e na seleção dos melhores candidatos de acordo os critérios definidos pelo empregador.

A estratégia pode ser utilizada para a contratação de colaboradores, estagiários e executivos altamente qualificados, o que pode envolver a busca ativa por profissionais em redes sociais e processos específicos. Com a terceirização, a empresa define o perfil desejado para a vaga e o fornecedor faz a seleção dos melhores profissionais. 

6. Produtividade

Outra vantagem desse estilo de recrutamento é a produtividade dos profissionais envolvidos. Como a tecnologia faz triagens automáticas a partir de filtros preestabelecidos, não haverá a necessidade de avaliar todos os currículos recebidos, por exemplo. 

A análise manual de diversos currículos, ou a avaliação de testes e perfis comportamentais dos candidatos, costuma ocupar diversas horas do dia e, se houver muitos interessados, esse prazo será ainda maior. Sendo assim, ao otimizar a tarefa, a equipe terá mais tempo para se dedicar a outras atividades importantes para o negócio.

7. Decisão estratégica

Mais um fator de grande relevância é que a tecnologia facilita a tomada de decisão. Com o processo online, ou grande parte dele, as informações serão mais precisas e atualizadas. Além disso, você poderá contar com o recurso de People Analytics, que extrai os dados do software de RH, cruza com o perfil estabelecido para o cargo e indica os melhores candidatos. 

Como aplicá-lo no seu negócio?

O recrutamento online apresenta diversas vantagens, mas é fundamental aplicá-lo corretamente para alcançar resultados positivos. Do contrário haverá uma ampla divulgação, mas será necessário lidar com falhas na seleção, o que provavelmente tornará o processo mais longo. 

Um passo significativo para evitar essa situação é definir uma boa estratégia de recrutamento. Hoje em dia, há softwares e plataformas específicas para isso. Outra opção é contratar empresas especializadas em recrutamento no meio digital que oferecem banco de vagas, possibilidade de personalização de filtros, realização de testes online, análises de resultados etc. 

Como tudo será feito pelo ambiente virtual, a impessoalidade pode ser um fator negativo dessa modalidade, entretanto, é possível minimizar esse aspecto ao manter uma boa comunicação com o candidato. Por isso, não deixe de informar as próximas etapas do processo por e-mail ou pela ferramenta contratada, e fornecer feedback após a seleção. 

Nesse formato, as entrevistas, geralmente, são feitas por vídeo, mas você pode selecionar aqueles candidatos que estiverem mais alinhados com a vaga e conhecê-los pessoalmente. A entrevista é uma etapa significativa do recrutamento e alguns empreendedores e gestores não abrem mão de realizá-la no estilo tradicional para analisar o comportamento do candidato com mais proximidade.

O recrutamento online é uma realidade em muitas empresas e agrega benefícios à rotina da equipe e ao processo seletivo. Contudo, é importante se aprofundar no assunto e escolher bons fornecedores e ferramentas para que ele seja utilizado corretamente. 

Gostou do texto? Quer mais informações sobre recrutamento? Então, confira o nosso próximo artigo e veja dicas para fazer o recrutamento e a seleção de estagiários

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.