Geração Z no mercado de trabalho: como atrair e reter?

geracao-z-no-mercado-de-trabalho
6 minutos para ler

Totalmente conectados, criativos e inovadores. Essas são algumas das características da Geração Z no mercado de trabalho: uma leva de profissionais que, sem dúvidas, tem muito a contribuir com o dia a dia dos profissionais liberais.

A contratação de estagiários é sempre uma decisão que merece atenção. Contar com o auxílio de jovens em formação e com muita vontade de aprender é algo que enriquece qualquer negócio e pode colocá-lo em destaque no mercado.

Obviamente, você só desfrutará desses benefícios se encontrar a equipe certa. Por isso, neste post, ensinaremos como atrair e reter talentos da Geração Z. Confira!

O que é a Geração Z?

A Geração Z é composta por pessoas que nasceram entre 1995 e 2010. Para a formação do seu modo de ser e de agir, devemos destacar que essa é a primeira geração a nascer em um mundo digital.

Esses jovens compreendem muito bem o funcionamento das ferramentas tecnológicas e sequer conheceram um cenário sem computadores, tablets e celulares. Como estão habituados a lidar com esses dispositivos, têm uma capacidade de aprendizado bem desenvolvida.

Em geral, quando o assunto é tecnologia digital, esse grupo de pessoas está sempre um passo à frente dos mais velhos, o que não pode ser encarado como um fator negativo, não é mesmo?

Sendo assim, de maneira resumida, podemos dizer que as principais características desse perfil são:

  • espírito de responsabilidade social;
  • alto grau de ansiedade;
  • menor dependência de relações sociais;
  • desapego das fronteiras geográficas;
  • vontade de expor suas opiniões;
  • flexibilidade e dinamismo.

Qual é o perfil da Geração Z no mercado de trabalho?

Contratar estagiários da Geração Z nem sempre é visto como uma oportunidade pelas empresas. A verdade é que essa maneira diferente de encarar o mundo e o próprio mercado de trabalho pode assustar os mais conservadores.

Apesar disso, é muito importante que os profissionais mais experientes entendam que o dinamismo, a criatividade e a interatividade presentes nesse grupo podem injetar um novo ânimo no dia a dia da empresa e alavancar seu crescimento.

Além do perfil já apresentado, é essencial conhecer as características da Geração Z no mercado de trabalho. Sendo assim, os principais aspectos são a vontade e a disposição para gerar impacto.

Em síntese, esses profissionais não buscam apenas estabilidade e status social. Na verdade, eles se preocupam muito mais em encontrar um emprego que esteja alinhado aos seus objetivos e valores pessoais.

Portanto, o sucesso não pode se restringir a uma boa recompensa financeira e a um plano de carreira interessante. Para eles, ser bem-sucedido tem mais relação com fazer aquilo que gosta e acredita.

Confira mais alguns traços importantes do perfil desses jovens em seu dia a dia profissional:

Powered by Rock Convert
  • senso de urgência;
  • aversão à burocracia;
  • espírito empreendedor;
  • demanda por autonomia;
  • dificuldade para lidar com hierarquia;
  • necessidade de compartilhar suas ideias com superiores e colegas;
  • demanda por mais flexibilidade no horário de trabalho;
  • valorização de líderes que dão exemplo e estimulam;
  • aptidão para exercer multitarefas.

Como atrair e reter esses profissionais?

A geração Z já chegou ao mercado de trabalho. Por isso, é hora de pensar e colocar em prática ações para atrair e reter esses talentos em seu negócio.

O cenário é desafiador, especialmente porque essas pessoas têm traços comportamentais que podem ser positivos e, ao mesmo tempo, negativos. Além disso, estão aprendendo a lidar com a frustração política e profissional, pois nem sempre o retorno de suas habilidades acadêmicas é alcançado no ritmo de que desejam.

Aliás, muitos desses talentos estão investindo em carreiras internacionais, o que aumenta a escassez de mão de obra qualificada no Brasil. Por tudo isso, selecionamos algumas dicas que o ajudarão a atraí-los e mantê-los em sua equipe. Confira!

Divulgue a vaga corretamente

Vimos que os profissionais da geração Z não buscam apenas uma recompensa salarial. Portanto, se você deseja ter os melhores em sua empresa, é preciso investir na divulgação da vaga de estágio e no recrutamento.

Mostre os diferenciais do seu negócio, seu impacto no mundo e fale sobre tudo o que o profissional poderá aprender. Enfim, seja criativo e pense sempre no perfil de pessoas que você deseja atrair.

Seja firme sem ser autoritário

O perfil da geração Z pode exigir que você seja mais eficaz no que diz respeito à gestão de conflitos. Isso acontece, especialmente, no relacionamento desses jovens com seus superiores, com destaque para os mais velhos e conservadores.

A dica é ser firme sem exagerar na autoridade. Eles devem receber comandos e orientações, mas não podem se sentir acuados e presos em um ambiente altamente hierarquizado. Quando sua criatividade e dinamismo não são valorizados, é difícil mantê-los por perto.

Dê autonomia para que eles cresçam

Depois de conhecer as principais características da geração Z no mercado de trabalho, ficou claro que ela tem muito a contribuir com o desenvolvimento das empresas, não é mesmo? No entanto, é preciso incentivá-los e estruturar um ambiente favorável ao seu processo criativo.

Em síntese, é imprescindível que esses jovens tenham a autonomia que desejam. Observe que não se trata de insubordinação, mas de incentivo à proatividade e a busca por soluções inovadoras que beneficiam o seu negócio.

Reduz o nível de burocracia na empresa

Por fim, é fundamental eliminar barreiras burocráticas de seu dia a dia. Os profissionais da geração Z são inquietos e ansiosos e ficam incomodados com entraves desnecessários em seu cotidiano. Por isso, procure eliminar esse problema.

Pense em uma comunicação interna mais ágil e flexível, em fluxos de trabalho mais eficientes e no compartilhamento de ideias. Deixe de lado o velho modo de comandar uma empresa e se transforme em um verdadeiro líder para sua equipe.

Aprendeu como é possível contar com a geração Z no mercado de trabalho? Mesmo com todos os desafios existentes na gestão de pessoas, essa é uma grande oportunidade para modernizar e estimular o crescimento de seu negócio. Por isso, não perca tempo e vá em busca desses talentos!

Gostou das dicas e informações? Não deixe de assinar a newsletter do nosso blog! Assim você consegue acompanhar nossas postagens e não perde conteúdos como este.

Powered by Rock Convert
seguro de estágioPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.