Precisa aumentar a sua equipe e está em dúvida sobre a contratação de estagiário ou trainee? Muitos empreendedores passam por essa mesma situação. Nosso conselho para você tomar uma decisão acertada é procurar conhecer as características de cada modelo.

As duas formas de contratação permitem a inserção de jovens estudantes no mercado de trabalho e podem ser positivas para a empresa. Entretanto, enquanto o estágio é voltado para acadêmicos em período de formação, o trainee é indicado para aqueles que estão no último ano do curso ou que já o concluíram.

Além disso, há outras diferenças. Continue a leitura e saiba quais são elas!

Quais as vantagens de contratar um estagiário?

O recrutamento de estagiário é benéfico em inúmeros aspectos. Agrega inovação à companhia e se torna uma forma de aumentar a equipe, dividir tarefas e melhorar a produtividade.

O contrato é feito seguindo as diretrizes da Lei do Estágio e não caracteriza vínculo empregatício. Essa modalidade é atrativa para a empresa, pois não gera encargos trabalhistas, e para o jovem, que tem a chance de ingressar no mercado de trabalho. As principais características são:

  • o estágio tem duração máxima de dois anos em uma mesma empresa;
  • a carga horária de trabalho é de até seis horas diárias e 30 horas semanais;
  • o estagiário tem direito a bolsa-auxílio e recesso remunerado proporcional.

Muitas vezes, os estagiários não têm experiência profissional sendo recomendado que a empresa ofereça treinamentos. Essa também é uma oportunidade de aprimorar as habilidades do estudante e contar com um colaborador qualificado no futuro, caso ele seja efetivado.

Outra vantagem é fazer um recrutamento rápido. A oferta de candidatos costuma ser grande e você pode encontrar os profissionais em bancos de vagas específicos para estágio.

Quais as vantagens de contratar um trainee?

Os trainees são profissionais recém-formados ou que estão no último ano da faculdade. Uma dúvida comum dos empreendedores antes de definir entre estagiário ou trainee está relacionada à forma de contrato. Contudo, é importante saber que, ao contrário do estágio, a formalização da atividade de trainee segue a legislação CLT.

O principal objetivo de ter trainee na equipe é preparar a pessoa para assumir cargos de liderança no futuro. Por isso, durante o programa, que pode durar entre seis meses e três anos, o profissional passa por diversas áreas para adquirir um conhecimento mais profundo sobre o negócio.

Veja quais são as principais características dessa modalidade:

  • voltada para estudantes do último ano ou formados há, no máximo, dois anos;
  • contratação CLT;
  • jornada de trabalho de oito horas;
  • geralmente, os programas de trainee são realizados por grandes empresas ou multinacionais.

O recrutamento costuma ser um pouco mais longo que o de uma vaga de estágio ou de emprego. Além de elaborar um programa de treinamento, é necessário fazer um bom processo seletivo para encontrar jovens talentos.

Estagiário ou trainee: como escolher a melhor opção?

Após analisar as características dos dois formatos de trabalho, você terá melhores condições de definir se precisa de um estagiário ou de um trainee para a equipe. Além disso, considere outros fatores como orçamento para a contratação, tempo para treinamento e objetivos a longo prazo.

Se você precisa de um profissional que esteja apto para assumir um cargo de liderança no futuro, por exemplo, pode optar pelo trainee. Por outro lado, se o objetivo for dividir tarefas e aumentar a produtividade da equipe, provavelmente a melhor opção é contar com um estagiário.

Antes de contratar estagiário ou trainee, analise atentamente as características de cada modalidade e avalie os objetivos e o perfil da empresa. Dessa forma, você conseguirá definir o melhor profissional para a equipe.

Precisa de estagiários para a sua empresa? Nós podemos ajudar. Entre em contato conosco e saiba mais!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Powered by Rock Convert